bE mY gUesT

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ferran Adrià: chef ou cientista?

bolinhas de melão cantalupe



Fomos ao Buli. Estava realmente curioso para conhecer esse exotico restaurante do famoso chef espanhol, Ferran Adrià. Tive que fazer a reserva com um ano de antecedência, tamanho o sucesso desse estabelecimento. Aproveitei, e botei uma pilha nos nossos amigos de Portugal, Pedro Cabral e sua mulher Maria João, que ja conheciam o restaurante, e é claro, concordaram em se juntar a nossa mesa nesse curioso evento gastronomico.
Ferran Adrià, é uma mistura de cientista, alquimista e, para usar uma linguagem das artes plasticas, diria que ele é um cubista, ou seja, o Picasso da cozinha. Um artista que transforma, desconstroi e reconstroi.
Alias, o que me impressionou até mais que a comida, foi a cozinha desse restaurante. Voce não ve fogões, nem panelas, mas sim, algo como um aquario com algum tipo de substancia em que quando se coloca uma gota de algum liquido, cria-se uma membrana ao redor, e voce pode manipular. Para ser mais claro, na primeira foto acima voce tem um exemplo do que estou tentando explicar.
O que voce ve, não são ovas de salmon, mas sim, gotas de suco de melão cantalupe, com com uma membrana ao redor, como uma capsula redonda de suco de melão.
É surpreendente. Voce nunca sabe o que vai comer. Eles perguntam, através do e-mail, se voce tem alguma restrição, e se tiver, substituem o tal item, por alguma outra surpresa.                                                                              
Bom, eu que sou um anti frango e anti aves em geral, tive um item substituído.
O serviço é impecavel. Voce é muito bem servido por 3, 4  ou mais  profissionais muito bem treinados, que não deixam a bola cair em momento algum.
De cara, começaram com um sorvete de caipirinha. Isso mesmo, limão, cachaça, açucar e, o toque do artista (ou será do cientista?): injetam uma quantidade de nitrogenio ou coisa parecida, que faz com que a mistura se transforme, em alguns segundos, num sorvete. Para um brasileiro como eu, que ja tenha tomado algumas cachaças de fazendas mineiras de pequena produção, achei um certo mico me confrontar com uma garrafa da pinga 51.
E aí se seguiram quase três horas de trinta e sete snacks surpresas. Um show de humor gastronomico.
Agora, se voce me pergunta se foi um dos melhores restaurantes que eu ja fui? Nem de longe. De la, atravessamos a fronteira para o sul da França, e na primeira birosca, ou melhor bistrot que entramos, por mais simples que tenha sido, comemos muito melhor e por muito menos dinheiro. Sim, estou falando de paladar, que é o que interessa, e eu sou de uma certa forma bem simples nessa questão. A grande comida, é feita com ingredientes de primeira e bom gosto no preparo. É claro que a sofisticação bem aplicada tem o seu valor, e mais adiante vou citar alguns restaurantes bem sofisticados em que comemos absurdamente bem, inesquecivelmente bem. Agora, se eu entro numa tradicional trattoria italiana, e me apresentam um belo pão, com azeite de primeira e o vinho da casa, não quero outra vida.
Nossos amigos Maria João e Pedro Cabral, gostaram muito do estabelecimento. Pedro que é critico gastronômico, atribui ao Buli, a honra de estar na lista dos dez mais, em sua opinião.
Mas, minha querida CamÎle Flottante não concorda. Aliás, chegou a passar mal depois que encaramos a estrada cheia de curvas no longo caminho de volta ao hotel.
Mas pra não passar uma impressão errada: pode não ser, em termos de paladar, a coisa mais espetacular do mundo, mas sem dúvida, é um programa inesquecível que eu recomendo a todos. pelo menos uma vez na vida. Um show de surpresas e bom humor a mesa.

2 comentários:

  1. Querido Alain, em primeiro lugar, queria dar-te os parabéns pelo blog, e mandar um beijinho à Camîle. De facto foi uma refeição inesquecível por vários motivos. Lembro-me que infelizmente estavas constipado, o que não favoreceu muito a tua degustação do jantar, já que o olfacto ficou afetado, sem dúvida. Quem sabe poderemos voltar todos lá um dia, antes ou depois da pausa que o Adriá anunciou, e fazermos uma nova avaliação?

    ResponderExcluir
  2. Maria querida,
    voce não calcula a minha felicidade ao ler suas palavras por aqui.
    ja faz tempo que não nos vemos, e essa internet ajuda um pouco a matar a saudade.
    foi realmente uma grande injustiça, a gripe tomar conta do meu corpo, que diga-se de passagem, anda um pouco mais pesado (a balança é injusta também..) justamente no dia de tão importante degustação. Aguardei por um ano essa data, e na hora H, atxchiiimm...garganta inflamada, febre e nariz entupido!@!!..mas tudo bem, o plano é bom, vamos conferir de novo, até porque, parece que o Adrià anda armando alguma coisa pra impressionar...acho que o nitrogênio ja ficou pra trás.
    bjo em voce e no Pedro Cabral

    PS: Mme Flottante manda beijos tran-oceanicos

    ResponderExcluir