bE mY gUesT

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Saindo de Fino da Borgonha (com três quilos a mais)



Ao viajar de carro em direção à Borgonha, partindo de Paris, voce experimenta a região que possui o maior numero de restaurantes estupidamente bons da França, e porque não dizer, do mundo. 
Por essa razão, esse caminho é conhecido pelos gourmands, como "o corredor das gorduras"
Fui então conferir.
O Georges Blanc, foi o primeiro deles que conheci, numa das minhas primeiras viagens pela França. Um banho de arte e qualidade. Aliás, prometo que escreverei um texto inteiramente dedicado à ele.
Quando resolvi retornar à essa gulosa região, procurei me preparar com antecedencia.
Me preparar em dois sentidos: primeiro, nas minhas pesquisas pela internet, livros do ramo e afins, e segundo, no sentido de tratar de perder alguns quilos, ainda no Brasil, pois a garantia de recupera-los em curto espaço de tempo era tão certa, quanto a qualidade dos restaurantes que eu conheceria por lá.
Fui no famoso "L'Esperance" do simpático e talentoso chef Marc Meneau. Encarei o menu completo, e não me arrependi. Tudo muito bom.
Rodei por alguns menos conhecidos, mais nem por isso de menor qualidade, as vezes até muito pelo contrario.
Essa história de estrela Michelin, ja me deu nos nervos. 
O guia ainda é uma referencia, pra quem não sabe por onde começar, em varios quesitos de qualidade, informações, etc, mas, como ja me decepcionei algumas vezes nessas "michelânicas" incursões, tenho evitado um pouco, me guiar pela "bíblia vermelha".
E, foi assim, passeando pela cidade de Beaune, no coração da Borgonha, que fui parar (por recomendacão da vendedora de uma loja de óculos), no inesquecível, e com certeza, um dos melhores restaurantes que comi nessa viagem: o "Loiseau des Vignes".
Pelo nome, é claro, descobri logo que se tratava de um estabelecimento da viúva do famoso chef Bernard Loiseau.
Loiseau teve uma trajetória brilhante no famoso Cote D'Or, em Salieu, e infelizmente, um fim tragico, em que tirou sua propria vida. 
Era um perfeicionista, sempre buscando o maximo de qualidade, inventando e reinventando a erudita cozinha francesa.
Na Borgonha, eles fazem aquele famoso ovo poche no vinho tinto. Ja tinha comido algumas vezes em outros restaurantes, mas ainda assim, comecei logo de cara com ele no Loiseau des Vignes. Ah..era outra coisa. Pra começar, a textura do vinho em que se deleitava o ovo, era bem mais espessa e cremosa. Uma especie de redução, talvez com um aceto balsamico, ou seja la o que for. Fios de cebola e finas fatias de bacon crocantes, espreguiçavam-se sobre o ovo. Sinceramente, pra mim, só aquilo ja valia a ida a Borgonha. Eu poderia repetir umas tres vezes aquele prato, e voltar para o Rio de Janeiro. Mas, o que acontece muitas vezes nesses restaurantes de alta qualidade, é que o prato a seguir, tem a capacidade de te impressionar ainda mais.
Eu ja havia comido um boeuf bourguignon nessa viagem, mas devido ao nivel do estabelecimento, resolvi conhecer a versão da casa.
Uma perfeição de textura e sabor. 
Tive que reservar um espaço pra sobremesa, pois o "Grand Marnier Soufflé", havia me chamado a atenção no menu. Um espectáculo.
Outra coisa que eu achei interessante nesse restaurante, foi a carta de vinhos. Basicamente todos eles, voce pode pedir em taça. Isso é muito bom, pois quando voce esta numa mesa com duas ou mais pessoas, pedir uma garrafa de vinho, as vezes se torna uma tarefa complicada. Um vai comer um peixe, o outro carne...as taças resolvem. E isso funciona mesmo se voce estiver só. Voce come um ceviche na entrada, e pede uma taça de chardonay...depois, o prato principal, sendo uma carne, manda descer uma taça de tinto, e por aí vai. 
Saí do "corredor das gorduras" com a exata sensação de que terei que voltar muitas vezes por lá. Ja tenho até uma lista grande, de bistrots e restaurantes, pilotados por alguns dos melhores chefs do mundo, que venho pesquisando e pretendo conhecer.
Uma coisa saudavel que acontece nessas viagens, é que na maior parte do tempo, a gente deixa o carro estacionado, e sai andando pela cidade, o que nos ajuda (ao menos um pouco), a perder algumas calorias. 
Mas na Borgonha, essa teoria não funcionou muito comigo. 
Resolvi conferir na balança do hotel,e verifiquei um ganho de quase tres quilos, após apenas cinco dias na região. É, o tal "corredor das gorduras" não é brincadeira não.
Fui saindo de fininho, partindo pra Alsace, e me preparando pro germanico "wurst", com salada de batata e cerveja…desisti da balança.

Loiseau des Vignes
31, rue Maufoux, Beaune
tel: 03 8024-1206

2 comentários:

  1. Olá Alain
    É incrivel como fica na nossa memória aqueles lugares especiais que visitamos... Estive em Beaune em 2000 e foi um dos lugares que mais gostei...Assim que via foto fui logo saber onde era...rs E acertei!
    Adoro seu blog!
    Beijos...
    Renata Vial rv.72@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    verdade... acho que conhecer lugares e culturas diferentes é o melhor investimento q a gente pode fazer.
    apareça sempre por aqui
    bjo
    Alain G

    ResponderExcluir