bE mY gUesT

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mercado Municipal de Sampa




Finalmente fui conhecer o famoso Mercado Municipal de São Paulo.
Primeiro mundo total.
Essa foi a minha impressão, ao entrar pela porta principal da imponente construção, projetada por Francisco Ramos de Azevedo, arquiteto que assina também o projeto do Teatro Municipal dessa cidade.
Desde 25 de janeiro de 1933, o Mercadão vem servindo a São Paulo em grande estilo, e recebe uma media diária de 14 mil visitantes. É sem dúvida, o mais tradicional ponto gourmet da cidade de São Paulo.
Procurei me informar aonde se come o classico sandubão de mortadela que há tempos ja ouvira falar. Aliás, tanto ele quanto o gigante pastel de bacalhau, são obrigações por lá.
Gostei do sanduba. Bom pão, e uma mortadela de primeira em quantidade generosa como recheio.
Passeando pelas alamedas do Mercado, me senti em San Sebastian ou alguma dessas cidades da Europa. Fiquei impressionado com a qualidade das frutas e também com a diversidade dos produtos.
Tive a sensação de que as melhores frutas do país, acabam indo pra esse endereço. Será viagem da minha cabeça? Pode ser, mas já ouvi de um chef de importante restaurante, que os melhores peixes pescados no Rio, são vendidos pra São Paulo. Hum..pode ser mesmo.
Saí de lá com três quilos de bacalhau de primeira, sacos de castanhas e pistache, e o melhor de tudo: frutas glaceadas...humm...nunca tinha visto uma variedade tão grande de frutas glaceadas. Morango, manga, pessego, uma loucura.
Só as maçãs glaceadas (que estão na foto acima com os morangos) , ja merecem uma visita ao Mercado.
Como ja dizia um grande amigo e gourmand: "o bom de São Paulo, é que além de se falar o português, não precisa passaporte", concordo com voce, Monsier E.

4 comentários:

  1. caro Alain, vamos fazer um movimento a favor da construção de um desses no Rio?? Quem sabe em algum armazem da zona portuária, na Barra ou em qualquer outro lugar. O mercado de São Paulo é um paraíso pros amantes da culinária, merece ser percorrido com tempo suficiente, cada stand abriga um tesouro comestível. Já que estarei por lá na semana que vem vou reservar um tempo para mergulhar nessas tentações.
    saudações

    ResponderExcluir
  2. Zé de Riba (ou Zé de baixo...vixe como tem Zé ♫....)
    O Rio merece mesmo um desses. Quem sabe com a proximidade de 2014...conte com meu apoio.
    by the way, ja foi no Sushi Lika no bairro da Liberdade em Sampa?
    é o bicho..come um toro (aquele atum gourmet), um agulhão branco e uma anchova negra. Vai por mim..olha o endereço:
    rua dos Estudantes 152, Liberdade
    tel (11)3207-7435
    bon voyage!

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela dica, vou tentar ir
    abs

    ResponderExcluir
  4. ah..que bom que você veio..viu e gostou..amo êsse mercado!!!é um orgulho mesmo ter ele !!!e..é um prazer ir por lá aos sabados..e almoçar no mezannino e trazer aquelas maravilhas para casa!!tudo de bom mesmo!!torço tambem,,que ai no Rio..que amo..façam um assim!!!vale muito a pena né?um abarço..li

    ResponderExcluir