bE mY gUesT

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

London London, Thai Thai

Esse papo de que não se come bem na Inglaterra, é folclore. 
Bem...é claro que, peixe frito com batata frita, nunca será reconhecido internacionalmente, como uma das grandes maravilhas do mundo. 
Tudo bem...gastronomia, definitivamente não é a arte em que os ingleses se expressam melhor, mas ok, cada um na sua. 
Acho que eles contribuíram muito com a sua musica. Principalmente nos anos 60 e70. Beatles, Stones, Spencer Davis Group,Trafic, Eric Clapton, Pink Floyd, Steve Winwood.....poderia encher essa pagina só com nomes de bandas e musicos ingleses importantíssimos na historia da musica pop, rock e prog rock. Nessa area eles estão muito "bem na ficha". 
Agora, numa boa: as vezes uma junk food até que tem seu valor. 
Quando fui a Londres pela primeira vez, entrei em um pub, pedi uma cerveja, e é claro, um genuíno "fish and chips". Estava com muita fome....gostei. Mas veja bem, tudo tem o seu momento e o seu lugar. E lá era o lugar. Eu gosto de absorver a cultura de cada país. Gosto mesmo. Sempre fui assim.
Não vou pra Bahia comer cachorro quente, muito menos acarajé em New York...alias, falando em New York, não posso deixar de mencionar o Broome Street Bar, onde se come um dos melhores hamburguers do mundo. Alcatra moida, como manda a receita original, na grelha, e com a opção do pita bread, no lugar daquele gordo pão usual. É junk food? Ok, mas também tem o seu momento. 
Voltando a Londres, depois de dois dias só no fish and chips... senti que ja tinha absorvido suficientemente a cultura gastronomica inglesa. E foi aí, nesse momento, que para a minha felicidade, descobri a comida Tailandesa. 
Isso mesmo, precisei ir pra Inglaterra pra descobrir a Thai cuisine. Era o ano de 2000.
Procurei pelos guias, e me chamou a atenção o "Blue Elephant". Reservei uma mesa.
Ja na entrada do restaurante, voce começa a entrar no "Thai mood". 
Um aroma de verbena, parece circular pelo sistema de ar condicionado, colaborando para aumentar ainda mais o apetite, e instituindo uma certa sensualidade no ambiente.
A comida? Um show de especiarias administradas com muita propriedade. 
Pensei no mestre dos chefs, Antonin Careme, falando do equilibrio dos elementos distribuídos. Pura harmonia.
A sopa de camarões, voce tem que começar inalando. Sim como no vinho, quando voce procura descobrir o buquê. E aí, grita o capim-limão, chora o alho e canta a pimenta. E ao cair na boca, as papilas gustativas agradecem de felicidade.
A seguir, comi um prato de camarões gigantes, super "spice" à base de leite de coco e especiarias, corretamente acompanhado do arroz thai. Ah! O arroz. Que perfeição. Bem delicado e levemente grudado.
Sobre isso alias, vou aproveitar pra acabar com um chavão que eu abomino: "arroz soltinho" Não sei quem inventou que arroz bom, tem que ser soltinho. E ainda fazem piada: "unidos venceremos", para criticar um suposto arroz mal feito. Detesto aquele arroz soltinho com cara de parbolizado, meio amarelado.
Aprendi a gostar de arroz com a Dna Sebastiana, que trabalhava na casa dos meus pais. O arroz dela era perfeito. Eu chegava na cozinha, na hora que ele estava quase pronto, na panela. É a melhor hora. Pegava uma colher, e roubava. No que a Sebastiana logo esbravejava: "sai Alainzinho, me deixa acabar de fazer o almoço"  
Existe um equilibrio no arroz, em que ele fica levemente brilhoso e os grãos estão bem mais para o oposto de "soltinho".  
Arroz é um item muito sério. Eu consigo identificar o nível de um restaurante pelo arroz que ele apresenta. 
Tipo: "mostre-me teu arroz, que te direi quem és".

Blue Elephant
3-6 Fulham Broadway
London SW6 1AA United Kingdom
tel 44 20 7385-6595

4 comentários:

  1. "E aí grita o capim-limão, chora o alho e canta a pimenta. E ao cair na boca, as papilas gustativas agradecem de felicidade"

    Alain Gouste, tu és um poeta gastronômico! Cozinhar é uma arte e das que eu mais gosto de apreciar o resultado.
    Fiquei com agua na boca pensando nesse Thai Londrino que vale ressaltar, existe em varias cidades ao redor do mundo. segue o site: www.blueelephant.com

    ah, concordo com tudo que foi dito a respeito do arroz.

    abs D.Q.

    ResponderExcluir
  2. muito bem, caro Diego, folgo em saber.
    apareça sempre por aqui. sempre terás boas dicas gastronômicas.
    a bientôt!
    Alain

    ResponderExcluir
  3. Blue Elephant é uma multinacional. Restaurante para turistas, caro e comercial, sem o charme dos verdaddeiros thailandeses que existem às dezenas em Londres e em todas as grandes cidades européias. qq hora te envio umas dicas dos familiaries thailandeses q conheci em Londres e Paris! O texto está ótimo! beijocas Jojo

    ResponderExcluir
  4. cara Joana,
    existem restaurantes para turistas, acredite voce, de excelente qualidade.
    esse particularmente, se encontra nessa categoria, vale a pena voce conhecer. Me gusta mucho os 'familiares" também, passo a vida à procura deles (conheci um Thai em Amsterdam nessa onda, q é um espetáculo), portanto, aceito de bom grado as suas dicas.
    fico no aguardo
    bjo
    Alain

    ResponderExcluir