bE mY gUesT

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bar Jobi

Hoje eu parti pra caminhada...quarta feira, fim de carnaval, precisava mesmo suar um pouco e desentoxicar.
Fui andando pela Lagoa, Ipanema, acabei chegando no Leblon.
Não tinha planos para o almoço. Não estava com a menor vontade de cozinhar, mas ao mesmo tempo, sentar numa mesa de restaurante não era um programa que particularmente hoje, passava pela minha cabeça.
Foi quando dei de cara com o Bar Jobi, o velho e bom Jobi.
Dei uma conferida na "ardoise" deles (aquele quadro negro que tem o menu escrito com giz), e o bacalhau me chamou a atenção. Pedi pra viagem. 
Jobi é vencedor na categoria melhor boteco por varias vezes seguidas. 
Os donos, Manuel e Narciso Rocha não deixam a peteca cair, desde que o pai deixou essa responsabilidade na mão deles. Gosto do ambiente, do astral e da decoração do talentoso Chicô Gouvêa. O Bar foi aberto em 1956, e comprado em 1961 por Adelino da Rocha, pai do Manuel e Narciso.
Enquanto aguardava o bacalhau, fui levando um papo com o simpático Manuel, entre uma empada de palmito e um chopp no balcão.
A empada é daquelas feitas com banha de porco. Me lembrou muito a receita da minha avó, mineira de Juiz de Fora, que dominava a arte do fogão e das teclas de seu piano.
O chop é da Brahma, e dos melhores da zona sul do Rio de janeiro.
Manuel me falou que, nesses dias de carnaval, anda saindo uma media de quinze barris de chopp por dia. Que beleza..sucesso total.
O bacalhau estava muito bom, com batatas coradas e arroz de brocoles.
Tudo lá é bem simples e muito bom.
Gosto muito do sanduba de carne assada que eles fazem.
Vida longa para o Jobi. 


Bar Jobi
Av Ataulfo de Paiva 1166, leblon-Rio de janeiro. 
tel (21)2274-0547

4 comentários:

  1. Olá querido Alain, para mim e para o Pedro, pensar no Jobi é pensar no caldinho de feijão, que não tem igual!!(e também o chope bem tirado) beijos, Maria João

    ResponderExcluir
  2. Maria querida,
    é verdade..não podemos esquecer do caldinho de feijão com o chopp.
    aliás, quando é que voce e Pedro vão dar um pulo em terra brasilis??
    bjos
    Alain

    ResponderExcluir
  3. Alain isso é que acabar bem uma caminhada. Para mim o Jobi é ultimamente o que tem me deixado mais satisfeito em matéria de botequim(Chico e Alaíde e o pessoal do Braca que não nos ouçam). Esplêndida empada de palmito, o incomparável sanduiche de carne assada com cebola frita e o que dizer da rabada servida as quintas? Feliz de quem mora perto dessas iguarias, eu por exemplo
    abs

    ResponderExcluir
  4. Mon Cher Zé,
    suas palavras são sempre precisas e sustentadas por muita propriedade no assunto.
    Vejo que voce, além de bom gourmand, é um "connoisseur" no que diz respeito a botecos do Rio. Folgo em saber.
    Quanto à Adelaide o Chico e o Braca, pode contar com minha "discrétion:, até porque, sou também assíduo frequentador de ambas casas.
    um forte abraço do amigo
    Alain

    ResponderExcluir