Se tem uma coisa que me irrita, é quando eu estou em plena produção na minha cozinha, e entra algum convidado-aquele que chega sempre antes da hora que voce combinou- e começa a dar "pitacos" na receita, ou pior, a criticar a forma como voce está fazendo determinada comida.
Tipo: "isso tudo de manteiga no purê?" "Olha o colesterol"....E alguns minutos depois, esse mesmo "nutricionista" ou "crítico gastronômico" raspa a travessa do amanteigado e delicioso purê.
Mas, assim é no futebol, na música, e não poderia ser diferente na cozinha.
Na verdade, existem varias formas de se fazer cada prato, mas definitivamente, quando uma receita funciona, eu fecho com ela, e ponto final.
Mousse de chocolate é assim. Quem não tem uma receita de mousse? Alguns usam até creme de leite…Respeito. Uso muito o creme de leite em varias situações, mas nunca na mousse.
Acho válido tentar mudar alguma coisa numa receita clássica, mas você vai ter que fazer com que o resultado justifique essa mudança.
É como fazer um novo arranjo para aquela música, cuja gravação original, é insuperavel. Por exemplo: "Georgia On My Mind".
Quantas gravações já ouvimos desse clássico, né? Porém, nenhuma supera a original do Ray Charles. Fica difícil pras outras.
Voltando à mousse: mantive praticamente o "arranjo original", mas tomei a liberdade de acrescentar um pouco de amêndoas torradas na finalização.
ingredientes:
- três barras de chocolate meio amargo Nestlé (se encontrar algum chocolate belga amargo, melhor ainda)
- dez ovos
- duas colheres de sopa de açúcar
- uma colher de sopa rasa de whisky
- um punhado de amêndoas
- 100g de manteiga
MODO DE PREPARO
coloque em banho maria uma panela com o chocolate( quebrado em pedaços) e a manteiga. mexendo sempre até ficar uma calda de chocolate bem homogenea, e aí tire do fogo
pegue as amêndoas e coloque numa frigideira em fogo brando com um pouco de manteiga (mexendo sempre) e deixe até que elas torrem um pouco.
bata as gemas com o açúcar até que se transforme numa gemada bem clara e espessa
accrescente o whisky no chocolate e encorpore essa calda à gemada mexendo bem até que se transforme num creme bem homogeneo
acrescente agora as claras em neve e misture bem
encorpore as amêndoas (já previamente torradas numa frigideira com manteiga) e mexa um pouco para que ela se distribua bem na mousse
despeje num belo pote e coloque na geladeira.
deixe gelar, pelo menos por uma hora e meia.
dica: retire a pele que envolve a gema do ovo. Não é difícil. Usando o dedo indicador e o polegar. Isso faz com que se elimine aqulele gosto de ovo forte que algumas mousses tem.
Ficamos com água na boca, bem que você poderia ter feito esta receita neste fim de semana. Camille Claudel, Auguste Rodin e família iriam adorar. bjs
ResponderExcluirAmelie Tissa et Henri Vaudois tambem
ResponderExcluirQuerida Mme Claudel,
ResponderExcluir"agua na boca"...isso é das coisas mais lindas que um chef pode ouvir.
seu comentario me transborda de felicidade.
fique certa, que essa mousse será feita com o maior prazer e todo o carinho para voce e Monsieur Rodin, bien sur.
à bientôt!
beijos em todos
PS: Mme Flottante adorou o fim de semana chez toi
Tenta sem sucre e sem beurre q fica mais leve. Vou tentar com amêndoas!
ResponderExcluirmerci beaucoup Mme Citronelle,
ResponderExcluirtroppo buono mousse di cioccolato!
ResponderExcluirComplimenti x il tuo blog!!!
Vera
ResponderExcluirgrazie mille
bacio de Brasil
Alain Gouste