bE mY gUesT

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Aligot


Descobri essa maravilha por acaso. Estava em Paris com Mme Flottante, e era a noite da véspera que embarcaríamos de volta para o Brasil.
Convidei Jean-Pierre Monier, amigo e morador local, pra jantar com a gente. Ja é uma tradição jantar com o Jean-Pierre e sua mulher Amélie. Cada vez, tentamos descobrir algum restaurante diferente. Mas nessa ocasião, Mme Monier estava no Brasil, e infelizmente não pode participar da escolha. Fui então escalado para essa dura responsabilidade. Eu, como levo a serio esse assunto, além de estar sempre munido do meu Michelin e outros guias afins, confesso que ja estava pesquisando desde a noite anterior, e dentre algumas boas opções, estava o "Souffle". 
Como ja entrega o nome, Soufflé é um restaurante especializado em soufflés de varios sabores. Fiquei curioso para conhecer, mas como eu não sabia a hora que Monsieur Monier chegaria do trabalho, e não fiz reserva (situação geralmente fadada ao fracasso)
     Chegar tarde a um restaurante (e ainda mais sem reserva) é tudo que um frances, com o humor que lhe é peculiar, odeia.
Ao entrar no estabelecimento, ouvimos a seguinte frase: "Je suis desolé, ce fermé". Essa palavra "desolé" para um brasileiro, como eu, soa um pouco ironica...quase cínica. Parece que ele esta querendo dizer: isso aqui não é casa da mãe joana, aprenda a fazer reserva da proxima vez, e chegue em um horario normal para jantar... Mas, tudo que ele consegue dizer é: "Je suis desolé". Ok, se voce esta "desolé", imagina eu...e com fome. Bom, acho que ele viu alguma expressão na minha face que provocou alguma piedade da parte dele, e o levou a nos indicar o que seria uma grande saida: andem alguns passos a direita, entrem na primeira rua a esquerda, e chegarão a um tradicionalissimo restaurante chamado Chez Flottes, lá, voces vão poder comer nesse horario, e muito bem.
     Seguimos cuidadosamente as instruções do nosso amigo "desolé", e chegamos ao local.
Fomos intimados a provar o aligot, no que eu concordei na mesma hora, por ser o forte da casa. Eu e Mme Flottante pedimos então um steak de atum com aligot e Jean-Pierre, carnívoro inveterado partiu para um contra file, com aligot.
     Agradeço hoje ao acaso, ao amigo "desolé" e ao Jean Pierre por ter chegado tarde ao hotel para nos levar ao encontro do aligot. O Soufflé ficou para uma outra ocasião.
     Bom, a receita original do Chez Flottes, é a base do queijo tome des Bauges fresco. Acho que se voce não estiver na França, vai ser dificil encontrar o produto. Como somos criativos, fazemos com o emmenthal....mas confesso que o queijo original, como não poderia deixar de ser, faz uma certa diferença.
INGREDIENTES

1 kg de batatas cozidas e amassadas
50 g de manteiga
2 dentes de alho amassados
Leite - o suficiente para preparar um purê
600 g de queijo tomme de Savoie 
Sal
MODO DE PREPARO

Em uma panela, em fogo baixo, derretar a manteiga, coloque as batatas amassadas, alho e a gordura do bacon. 
Mexa bem e adicione o leite até formar um purê.
Coloque o purê em um banho-maria e adicionar o queijo, mexendo vigorosamante.
(O ponto é uma espécie de purê bem cremoso, e puxa-puxa)

Chez Flottes
2, rue Cambon 1er
tel: 01 4260-8089


2 comentários:

  1. Quel souvenir cet Aligot !!

    Je voulais y amener Amélie mais je n'avais plus l'adresse. Maintenant plus d'excuses: ce sera pour très bientôt.
    Nous vous attendons cette année pour des nouvelles découvertes.

    Bisous,

    Jean Pierre

    ResponderExcluir
  2. Mon Cher Jean-Pierre
    pardon pour mon français, cest pas super..
    meu frances é como um vinho de guarda...daqui a alguns anos estará melhor, por enquanto, vou falando em português, pra que não me tomem como um beaujolais de quinta.
    com certeza, em 2010 a gente vai dar uma conferida no soufflé.
    o importante é a gente evitar estabelecimentos que sirvam peixes com cabeça.
    bisous a vous et Amélie

    ResponderExcluir