bE mY gUesT

terça-feira, 16 de março de 2010

De Bem Com Fasano Al Mare...



Quando fui pela primeira vez no Fasano Al Mare, gostei de cara e impliquei na saída.
Explico melhor para não deixar uma impressão equivocada:
Nada mais lindo do que a praia de Ipanema, entre o Posto 8 e o Arpoador... Sou suspeito (morei até meus 23 anos perto dalí...), carioca da gema com orgulho.
Quando soube que estavam construíndo um hotel nessa área, e que o designer francês Philippe Starck estava envolvido nessa empreitada, fiquei feliz... O Rio de Janeiro merece gente séria e de bom gosto contribuindo pra sua arquitetura. Afinal, esta é uma das cidades mais lindas do mundo (beleza natural, bien sur...) sem dúvida. Porém sua arquitetura é um desastre.. Está longe do que merece e já foi melhor no passado.
Olhando uma fotografia da Avenida Rio Branco, no começo do século XX, fica clara essa conclusão.. O Rio antigo tinha um "Q" de Paris... Mas, aos poucos, aqueles lindos prédios foram sendo substituídos por outros de gosto duvidoso... Porque fazem essas coisas com o Rio? E ainda deixou de ser a capital do país... Nunca me conformei com isto... Melhor deixar a política de lado.
Mas ao olhar para o Hotel Fasano, com todo seu estilo e modernidade, bem em frente à minha praia de Ipanema, meu coração se encheu de felicidade... Ainda mais tendo um restaurante com os pés e as mãos no mar (peixes e afins com toques mediterrâneos..), o Fasano Al Mare.
Fui conferir.
Sentei à mesa acompanhado de CamÎle Flottante e pedi imediatamente duas taças com borbulhas para brindar esse presente que o Rio ganhou. Gostei do ambiente... Sou fã do Starck.
Mme Flottante partiu para um peixe e eu, Alain Gouste, pedi a lagosta, bien sur.
O garçon voltou da cozinha com a informacão de que as lagostas estavam muito pequenas e que por, esse motivo, o chef resolveu acrescentar mais uma unidade do crustáceo no meu prato pra compensar o tamanho. De fato, eram duas pequenas lagostas. Achei muito elegante (e honesta) a atitude do restaurante, não fosse a chegada da conta, na qual me cobravam um valor maior do que o que estava no cardápio. Reclamei (elegantemente...), mas de nada adiantou. Apenas alguns argumentos que, por mais que fizessem sentido, deveriam ter sido usados antes de eu concordar com o acréscimo do segundo crustáceo.
Talvez eu seja um pouco rancoroso, pois fiquei quase três anos sem voltar ao local.
Mas a vida dá voltas e a gente não ganha nada guardando mágoas e rancores.
Estava eu ontem, um domingo de sol (e depois muita chuva...) passeando por Ipanema, quando num certo momento meu estômago começou a roncar e avistei o belo prédio do Fasano. Pensei comigo: porque não?
Entrei (dessa vez, eu estava só...), pedi uma taça de Chandon e o tartar de atum com aspargos (estes cortados bem finos...) com um tapenade muito delicado ao redor. Confesso que minha mágoa com relação ao Fasano se dissipou imediatamente com a primeira garfada.
A qualidade do atum, a perfeição e o equlibrio dos ingredientes, e o atendimento do simpático Douglas mudaram completamente o meu conceito .... Tirei meu chapéu para o chef Luca Gozzani.
Luca trabalhou no famoso Enoteca Pinchiorri de Firenze, restaurante importante que tive o prazer de conhecer em 1999.
Fui conferir então o linguine de lagosta com molho de tomates e redução do proprio crustáceo e, para acompanhar, uma taça de Chardonnay. O Linguine estava também super... 
Quando acabei de raspar o prato, percebi que minha taça ainda continha alguma quantidade de vinho. Lembrei do tartar de atum e imaginei que iria harmonizar perfeitamente.... Quase num impulso, pedi ao maitre um repeteco do tartar, com a velha desculpa de que vinho não se bebe sem comer.
E eu tentando emagrecer... Ô vida cruel essa de gourmet..

A foto abaixo é de um drink que o barman acabava de criar e me presenteou para aprovação. Uva roxa masserada com Absolut de manga e um pouco de suco de limão... Aprovado com louvor. (adorei o estilo da taça..


Fasano Al Mare
Avenida Vieira Souto 80, Ipanema-Rio de janeiro
tel: (21)3202-4000

2 comentários:

  1. Caríssimo, quandoo bater aquela fome e não tiver companhia me chame. Isso não é uma cantada. É que gosto de comer bem e fiquei com água na boca.

    ResponderExcluir
  2. hum...ok Passoca.
    obrigado pelo carinho
    abs

    Alain G

    ResponderExcluir