bE mY gUesT

quarta-feira, 3 de março de 2010

O Termômetro Na Cozinha

Parece que chega ao fim o verão no Rio de Janeiro. Grace Dio!
Eu agradeço. Não tenho mais paciência com calor.
Quando tinha meus 16 anos e morava em Ipanema, era um "habitué" das areias escaldantes.
O posto 8, em frente ao antigo Castelinho, era meu escritório. Lá, a "social" com os amigos ja começava cedo. 
Depois da praia,  uma chegada no velho Jangadeiros na Teixeira de Melo. Chope, atum, salada de batatas com aquela maionese da casa, mais chope e em seguida a gente resolvia aonde ia rolar algum sarau. Ô vida dura...
Mas a gente cresce, a vida vai gerenciando o nosso destino e quando a gente se da conta, a praia ja não faz mais parte do nosso cotidiano, e o verão começa a incomodar. 
Mas Monsieur Gouste...Estás reclamando de que? Voce hoje pode trabalhar num ambiente com ar condicionado, serviço de bordo completo, ice tea, cerveja, e até um espumante vez por outra.
Problema mesmo, é pra quem não tem como escapar desse calor.
Voce já parou pra pensar na turma que trabalha dentro das cozinhas dos restaurantes?
Outro dia mesmo, estava eu batendo um papo com o jovem e talentoso chef Gabriel De Carvalho e abordamos esse assunto.
Gabriel vem fazendo uma bonita trajetória. 
Completou  a faculdade de direito, mas a gastronomia foi mais forte.
Partiu pra Paris, onde estudou no Lenôtre e adquiriu importante experiência no assunto. 
De volta ao Brasil, fez um estágio no Bistrot 66, do Troigros, enquanto se preparava pra entrar no time da CT Brasserie. Depois de um tempo por lá, o Le Vin comprou seu passe, até que veio o convite pra integrar o time do Alameda, restaurante que abre em breve no mesmo local do antigo Carême, em Botafogo. 
O Alameda já tem boa história em Araras e promete chegar com grande estilo por aqui.
Mas e o calor? Pois é, dizia Gabriel...Se na rua faz 40 graus, imagina dentro de uma cozinha com fogões à mil por hora...La situation est compliquée, très compliquée.
É por essas e outras que eu tiro o meu chapéu pra essa turma, e fico feliz quando o termômetro começa a ficar mais generoso.
"Que venga el invierno pronto"
Até porque, vamos combinar que ja tá mais do que na hora de abrirmos as ampolas de tintos.
Ô sede....

Nenhum comentário:

Postar um comentário