bE mY gUesT

sexta-feira, 5 de março de 2010

O Sol da Noite em Les Baux


Era um noite escura, sem lua…  Uma forte luz em forma de círculo, projetada numa das montanhas de Les Baux, iluminava a aldeia, enquanto orientava nossa caminhada rumo ao local de nosso jantar.
O nome do hotel-restaurante "L'Oustau de Baumanière" estava escrito dentro desse "sol" artificial. 
Les Baux é uma aldeia medieval no alto de pequenas montanhas, Les Alpilles. 
Esse lugar, é daqueles que você, por alguma razão, sente uma energia especial no ar. A cor branca predomina o local, pela forte presença do caucário dessa região. 
Existem muitas lendas de bruxas e fantasmas nas ruínas do castelo de Les Baux, e foi nessa aldeia que Raymond Thuilier, um agente de seguros, resolveu se instalar em 1941. 
Thuilier tinha como hobby a pintura, e achou que a luz desse lugar seria interessante para a produção de seus quadros. 
Sua mãe tinha um café, e foi lá que Thuilier aprendeu muito sobre cozinhar. 
Ele gostava de receber os amigos para comer em sua casa, e foi assim que, em 1945, aos cinquenta anos, ele criou aquele que veio a ser um dos melhores restaurantes do mundo, o L'Oustau de Baumanière. 
Thuilier faleceu em 1993 e seu neto Jean Andrè Charria, assumiu o estabelecimento. 
A casa de fazenda do século 17 abriga não só o restaurante, mas também um hotel. 
Quando eu estive lá, em setembro de 2000, Charria já havia ampliado as instalações, com um hotel anexo, devido ao grande sucesso. Ficamos hospedados nesse anexo, a alguns minutos a pé do restaurante. 
O luxo já começa no quarto. Cama com docel, peças antigas e tudo o mais. 
O restaurante é impecável. Garçons treinadíssimos e eficientes cercados por cristais, pratas e toalhas de mesa engomadas e perfumadas. E a comida… Coisa muito séria. Bebemos um tinto Hermitage 1994, para acompanhar uma série de entradas e pratos que iam chegando e nos surpreendendo cada vez mais. 
Caro leitor, acredito que depois de toda a minha descrição, você deve estar planejando, nesse momento, uma ida pra França, direto à Les Baux. Faça isso mas, independente do que você coma no jantar, não esqueça de pedir o soufflé de pistache na hora da sobremesa.
          A Provence é uma região que deve ser degustada lentamente. Estando por lá, não deixe de visitar St-Paul-de-Vence, outra pérola daquela área. Em St Paul, está localizado o La Colombe d'Or, um hotel que abrigou artistas, como Picasso e Modigliani, que, em troca de hospedagem e comida, deixavam alguns de seus quadros. Várias dessas obras continuam expostas sobre as paredes do hotel. Se você não conseguir vaga no Colombe d'Or, tente o hotel Le Saint Paul, que abriga um restaurante maravilhoso. Avignon é outra linda cidade medieval, daquelas cercadas por uma muralha que também merece fazer parte de um roteiro pela Provence. E ainda tem Aix en-Provence, que é uma das cidades mais animadas da França. Muitos estudantes pelas ruas, e um grande numero de cafés, daqueles que você fica na beira da calcada, admirando o movimento, enquanto degusta um fois gras com uma taça de Sauternes. 

Oustau de Baumanière
route d'Arles, 13520 Les Baux de Provence, France

La Colombe d'Or
Place du General de Gaulle, 06570 St-Paul-de-Vence, France

Nenhum comentário:

Postar um comentário