bE mY gUesT

quarta-feira, 10 de março de 2010

Um Giro D'Italia

                                                                                                                      

Tarantelas, tartufos, pães de primeira, azeites, tomates, gelattos, bacallá mantecato... Ah! A Itália!
Quando pisei em solo italiano pela primeira vez, vinha de carro da França, com Mme Flottante ao volante e eu na navegação. Chegamos em St Marguerita, um belo balneário vizinho da linda Porto Fino, Deixamos as malas no Miramare Hotel e corremos em busca de algum restaurante. A fome era grande... Quase nove da noite, saímos andando pela simpática cidade e logo avistamos uma cantina, daquelas típicas, bem a cara da Itália. Adentramos e fomos recebidos por uma bela jovem que nos indicou uma mesa. Um restaurante comandado por uma familia. A "mama" na cozinha e o marido no salão, com a ajuda da filha. Não podia ser mais típico. Pedimos então um spagueti ao sugo com o vinho da casa. Logo serviram um belíssimo pão, que foi deliciosamente abatido com o azeite de primeira que já estava sobre a mesa. 
Pedir o vinho da casa nesses lugares é sempre uma garantia. 
Boa comida é isso. Tudo simples porém todos os ingredientes de primeira qualidade. Sem fantasias, sem truques, apenas alguns segredos, é claro, que são herdados de geração a geração, mas que quando a gente quer mesmo saber, acaba descobrindo.

O molho sugo, a gente sabe: ferva água numa panela e coloque generosamente os tomates, depois de tirar o miolo por cima e fazer uma cruz com a faca, na parte inferior dos frutos. Quando a pele começar a soltar, retire rapidamente para que não cozinhe além do ponto. Coloque em um escorredor e cubra com cubos de gelo. Deixe esfriar um pouco e retire completamente a pele. Faça um corte ao meio, e retire as sementes. Bata num liquidificador, ou processador, com dois dentes de alho, sal, pimenta do reino em grãos e azeite. Volte a mistura para a panela e deixe ferver um pouco.

Mas isso é a Itália. Boa comida, com simplicidade. Se eu tiver que escolher entre a cozinha dessa simples cantina e a sofisticada cozinha do El Buli de Ferran Adria... Hum.. Itália na cabeça.

Em Firenze, certa vez, reservei uma mesa no famoso restaurante Enoteca Pinchiorri. Que era muito chique, eu sabia. Coloquei uma gravata e partimos para o local: via Ghibellina 87. Percebi, logo ao entrar, que o restaurante tinha cara de francês. Pedi então o menu degustation e um vinho Bruno Di Rocca 1995 e depois o Anfiteatro também do ano 1995. Já tinha ouvido falar muito bem da adega desse lugar. Os vinhos eram realmente maravilhosos mas a comida, hum... Me decepcionou um pouco. Mas, me entenda bem, levando em conta o preço, é claro.
Aprendi: na Itália, temos que procurar as cantinas, as tratorias, os restaurantes tradicionais, onde os italianos comem, e evitar esses caríssimos e desnecessariamente sofisticados. Deixe esse departamento para a França, e mesmo assim, cuidado com Paris, pois apesar de ser berço dos melhores restaurantes do mundo, existem distorções. O que já não acontece no interior da França. No interior, geralmente é honesto. Você pode até pagar caro, mas a comida vai estar sempre à altura do que você pagou.


Outra coisa que me impressionou na terra de Ennio Morricone foram os gelattos. Principalmente na área do Veneto e Toscana.
San Gimignano é uma cidade medieval no meio da Toscana, parada no tempo. Fica no alto de uma colina, cercada por uma muralha, e com treze torres que são vistas de longe. Um belo cenário. Aliás, foi usada como locação no "Chá Com Mussoline", um lindo filme, de Franco Zeffirelli.

Ficamos no Hotel Leon Bianco, na Piazza Della Cisterna. Da janela do nosso quarto, de frente pra Piazza, eu podia vislumbrar duas sorveterias. Talvez as duas melhores sorveterias do mundo, ali, naquela cidadezinha medieval. Acho que em apenas três dias por lá, devo ter consumido perto de vinte sorvetes, o que me fez engordar proporcionalmente. É dura essa vida de gourmet.
Estando por lá, vale a pena um passeio até a cidade de Montalcino, terra dos famosos vinhos Brunello. Você pode provar os melhores vinhos fazendo uma degustação em uma enoteca localizada na Fortezza, uma fortaleza do século XIV.

Em Veneza temos uma gelatteria em cada esquina. Todas excelentes. Mas outra delícia que me chamou a atenção em Veneza foram os "Tramezzini". São sanduíches triangulares de pão de forma frios, e com uma super variedade de recheios: atum, alcachofras, ovos, aspargos, tomate com anchovas... Dispense qualquer restaurante durante o dia, fique só nos Tramezzini. À noite escolha um romântico restaurante para jantar mas verifique antes se no cardápio tem o Baccalá Mantecato. Este prato é um must em Veneza: um bacalhau cremoso, servido frio, com uma textura impossível de colocar em palavras. Só provando.

dica: em San Gimignano, Restaurante Le Vecchie Mura (reserve uma mesa no terraço que tem uma vista espetacular)
tel: 0577 94 12 94

Nenhum comentário:

Postar um comentário