bE mY gUesT

quarta-feira, 10 de março de 2010

Açorda de Camarão

                                            
Seria um grande equívoco escrever um blog de culinaria, sem citar a comida portuguesa.
Herdamos muitas informações preciosas dos nossos colonizadores na area gastronômica… O cozido, por exemplo, está entre os dez pratos que eu levaria para uma ilha deserta… Sem falar no bacalhau, no caldo verde, no pão, nos vinhos daquele país e também a açorda.
Na minha primeira viagem a Portugal, fui apresentado à açorda pelos queridos amigos Pedro Cabral e Maria João. Os mesmos amigos que nos acompanharam no El Buli, alguns anos depois. 
Cabral é o português mais carioca que eu ja conheci. Critico gastronomico, sério conhecedor do assunto e excelente companhia numa mesa ao redor de um vinho e boa comida. 
Pedro Cabral nos levou à um restaurante bem tradicional nos arredores de Lisboa, chamado Pão de Trigo. 
Lá, comi uma açorda e fiquei tão encantado que arrisquei reproduzi-la quando retornei ao Brasil. Cheguei perto, mas como estudioso e dedicado na arte da culinaria que sou, pesquisei depois em varias fontes, e passo a voce então a receita clássica lusitana. Repare que eu mantive até o "sotaque" português na descrição do preparo, coisa que Mme Flottante sabe reproduzir muito bem em sua fala.
       
INGREDIENTES

300 gr de camarão vg 
2 cebolas 
2 alhos 
3 tomates 
azeite 
1 folha de louro 
6 ovos 
pão de trigo (cerca de 1/2 kg) 
sal 
pimenta 

MODO DE PREPARO 

Faz-se um refogado com as cebolas, o azeite, o alho, o tomate aos cubos e o louro. 
Depois, introduz-se o camarão ja limpo, e um pouco de água, e deixa-se cozer até apurar.
Corta-se o pão às fatias finas, que se juntam ao preparado anterior, e acrescenta-se a agua em quantidade apenas para absorver o pão.
Abra alguns pequenos buracos na açorda, para se escalfarem os ovos, em lume brando.
Sirva quente. 

3 comentários:

  1. Olá Alain, realmente a açorda é daqueles pratos muito simples, de aproveitamento de pão, que acho delicioso. Eu até que faço uma simpática, como acompanhamento para prato de peixe, e utilizo o caldo de peixe para embeber o pão. Acho que dá para improvisar um bocado, que se os ingredientes são bons, não há como sair mal.
    beijos, Maria João

    ResponderExcluir
  2. querida Maria João,
    que bom saber da sua açorda..na proxima viagem sua ao Brasil poderíamos conhece-la..que tal? Compro todos os ingredientes com muito prazer..os vinhos também por minha conta.
    bjos
    Alain G

    ResponderExcluir
  3. posso tentar, mas cozinhar para ti é muita responsabilidade...

    ResponderExcluir