bE mY gUesT

domingo, 9 de janeiro de 2011

Uma Jam Session de Chefs na Lapônia

Quando eu li numa revista que um grupo de renomados chefs anda se encontrando anualmente para trocar idéias, comer e improvisar receitas "ao vivo", logo me lembrei dos Traveling Wilburys.
O T. W. é uma banda formada por algumas estrelas do mundo da pop rock music.
Quando compositores/cantores como Bob Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Tom Petty se reúnem para gravar um disco, no mínimo desperta uma certa curiosidade nos corações dos amantes da boa música pop.

Nesse caso, os superstars que participam são, entre outros: David Chang, do Momofuku de New York; Pascal Barbot, do três estrelas Michelin L'Astrance de Paris; Claude Bosi, do Hibiscus de London; Massimo Bottura, do La Francescana de Modena; René Redzepi, do Nona de Copenhague e para nosso orgulho, o chef Alex Atala, de quem sou fã.

Dessa vez, o terceiro encontro dessa "banda" foi na Lapônia, Finlândia em setembro de 2010, com direito a Aurora Boreal, como fosse um efeito visual de um show de Pink Floyd, dando um toque de rock progressivo no evento.

Fico imaginando o backstage. Os anfitriões locais apresentando produtos de prima: pássaros, carne de rena e urso, berries, ervas, raízes tudo nos narizes dos chefs, para instigar sua inspirações gerando deliciosos pratos.

Será que rola uma certa competição? Quem fez o melhor prato ou coisas do gênero?
Talvez, mas o mais importante, sem dúvida, é a troca de informações entre eles, um tipo de workshop com um clima de oficina de criação fervilhante com os mestres do piano a gás.
É como na música, a gente está sempre aprendendo com outros músicos... Uma Jam session as vezes vale por uma escola.

Gostaria de estar lá pra ver a cara dos chefs, enquanto experimentavam as criações de cada um, e também para provar esses pratos improvisados, como num solo de Keith Jarrett... Eu amo a arte.

4 comentários:

  1. Olá
    Muito lindo e saboroso blogue, pois estas receitas devem ser uma ... delíííciiiaaaa!
    Parabéns
    Um abraço
    Maria Souza

    ResponderExcluir
  2. Maria Souza,
    muito obrigado pela visita e também pelo carinho.
    apareça sempre por aqui.
    bisous
    Alain G

    ResponderExcluir
  3. Unfortunately i cant understand you :/ But im following you! Nice background! hahaha byeee :)

    ResponderExcluir
  4. Taami,
    thank you very much.
    google translate will help you.
    greetings from Rio de Janeiro
    ALain Goust

    ResponderExcluir