bE mY gUesT

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Insensé, Still 'Bout a Goose in Toulouse

Durante muitos anos o livro "Um Ganso Em Toulouse" foi uma espécie de referência nas minhas investigações gastronômicas na França. 
Escrito pelo jornalista americano Mort Rosenblum, de alma francesa adquirida pelo tempo que morou nesse país, "A Goose in Toulouse" (título original...) me levou a lugares do interior da França (que provavelmente eu nunca teria ido...) como a pacata cidade de Pont-l'Évêque, que produz um queijo de mesmo nome, apenas para jantar num restaurante, o inesquecível L'Aigle d'Or. 
O queijo Pont-l'Évêque, cuja textura é parecida com o famoso brie porém com um toque de avelã, eu já conhecia (e gosto muito...), mas sinceramente nunca pensaria em passar uma noite numa cidade do interior da Normandia apenas pela fama de seu queijo. Mas fui, seguindo a dica do tal restaurante que Mort Rosenblum, com uma escrita bem descritiva e apaixonada, dedicou um capítulo de seu livro.
Sim, esse livro realmente me ensinou muito sobre os franceses e sua gastronomia e também me levou a restaurantes muito interessantes.
Um dia, no ano de 2008, recebi um convite pra tocar na cidade de Montpellier. Era o ano em que comemorava-se 50 anos da bossa nova e varios artistas, brasileiros e franceses participariam da "Bossa Nova Fête Ses 50 ans"... quanta honra, eu abriria o show com um piano solo. Uma grande felicidade mesmo, mas uma coisa logo me veio a cabeça quase que simultaneamente ao convite: Os irmãos Pourcel.
Jacques e laurent Pourcel são dois chefs, irmãos gemeos, que abriram em 1988 na cidade de Montpellier um restaurante chamado Les Jardin des Sens. Em 1998 já estavam devidamente classificados com tres estrelas do guia Michelin.
Como eu sabia disso? Mais uma vez, o livro do Rosenblum.
Estrelas Michelânicas a parte, fazia tempo que eu sonhava em conhecer o trabalho desse duo de irmãos.

Reservei uma mesa... Mas não imaginava que os compromissos que envolviam o show (sound check etc...) no dia anterior do evento se estendesse tanto o que me levou a cancelar minha reserva. O trabalho em primeiro lugar...
Mas, "ha malas que vão pra Belém", e foi aí que eu fui parar no Insensé.
Insensé é um restaurante um pouco mais despojado, digamos assim, com um preço mais "agradável" e pilotado pelos mesmos irmãos do Jardin des Sens cuja comida é coisa sempre muito séria.

Mme Flottante, fã de carteirinha do Insensé desde então (temos voltado anualmente pra tocar...), dessa vez em 2010, começou os trabalhos com um crème brûlée de foie gras aux figues, mélange de jeunes pousses à l'huile de noix... Uma mulher que pede uma coisa dessas só pode mesmo ser muito fina.
Eu, diante de tanta finesse de CamÎle Flottante, pulei a entrada e parti pra grosseria: poitrine de veau braisée et caramélisée au miel épicé, écrasée de pomme de terre aux cébettes... a carne desmanchava de tão macia... délicieux.
Mme Flottante seguiu com um tartare de boeuf classique assaisonné par nos soins, pommes frites, salade.

Dividimos a sobremesa. La poire vigneronne aux amandes, glace au miel.
Momento tenso... Não é todo dia que nos deparamos com uma coisa dessas.


39, boulevard Bonne Nouvelle
34.000 Montpellier, France
tel: 33(0)4 6758-9778



7 comentários:

  1. Vim deixar um beijo de Natal para você e a fina Camille e fiquei com àgua na boca imaginando o que vcs preparam para a ceia de Natal. Saúde e Paz e até o ano que vem!

    ResponderExcluir
  2. Paçoca querida,
    muito obrigado pelo carinho.
    desejo o mesmo pra voce e sua familia.
    quanto ao nosso menu de Natal, aquelas comidas bem tradicionais como soufflé de bacalhau, salada de batatas, tender e peru.
    rabanadas também repousavam sobre a mesa, embora eu não de bolas a elas... :)
    beijo
    Alain G.

    ResponderExcluir
  3. Bonjour mon cher A. Gouste,

    Como conversamos, il faut aller ao epicentro da cuisinne portuguais de Niterói, localizado no bucólico Pequeno Portugal. Trata-se do três estrelas (Danuzia Barbara) "Gruta de Santo Antonio". Formidable, magnifique!

    Abç,

    M. Metlourd

    ResponderExcluir
  4. ˚˛*˛°.˛*.˛°˛.*★* Feliz *★* 。*˛.
    ˛°_██_*.。*./ ♥ \ .˛* .˛。.˛.*.★* Ano 2011 *★ 。*
    ˛. (´• ̮•)*.。*/♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. ♥ ˛* ˛*
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
    ...com todos os meus melhores desejos de felicidade. Marimi

    ResponderExcluir
  5. Marimi,
    mito obrigado pelo carinho.
    que coisa linda essa sua mensagem... uma arte, uma beleza.
    um feliz ano novo pra vc e sua familia
    Alain G.

    ResponderExcluir
  6. Que espaço delicioso.... gostei...bjs de luz

    ResponderExcluir
  7. Loivarice,

    apareça sempre por aqui!
    um feliz 2011 pra vc e sua familia

    bjs

    Alain G.

    ResponderExcluir