bE mY gUesT

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Paul, Alex, Dalva e Dito... Maybe I'm Amazed?

Fui parar em São Paulo por conta do show do Paul McCartney.
Havia prometido a mim mesmo, desde que comprei o ticket em 1990, quando Paul veio tocar pela primeira vez no Brasil, que o dia que ele voltasse por essas bandas com sua banda, eu estaria lá, na platéia reforçando o coro das músicas que fazem parte da trilha sonora da minha vida.
O que aconteceu na época, foi que fiquei com o ticket na mão e não pude comparecer ao concerto. Estava em plena tour com uma famosa banda brasileira, na função de tecladista, quando inventaram de marcar um show no interior de Minas Gerais no mesmo dia. C'est la vie... Primo lavoro, como diriam os franco-italianos.
paul cantando live and let die
Mas "Hey Jude's" à parte, o papo aqui é gastronomia, e como já estava em São Paulo, fui conferir o novo restaurante de outro ídolo meu: o chef Alex Atala.
Acompanho Atala desde muito tempo. Não tanto tempo quanto acompanho Paul e os Beatles, até porque Atala nasceu em 1968, ano em que os rapazes de Liverpool já estavam as voltas com meditações trancedentais na Índia ao lado do polêmico Maharishi. Portanto, eu tinha onze anos quando Atala nasceu, já que eu nasci em 1957 e se me lembro bem, minha meta nesse ano era pedir um dinheiro ao meu pai para comprar um disco chamado "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band".

Mas não vou ficar aqui falando do ano de 1968, da Swinging London, nem do album branco (que foi gravado nesse mesmo ano...) e sim de toalhas brancas e talheres prateados.
Já gostava muito do Dom, seu premiadíssimo restaurante, e quando soube que Atala andava às voltas com uma nova casa também em São Paulo, focada numa comida bem brasileira, pensei: next time in Sampa eu estarei lá, assim como havia prometido estar no próximo show do dono da cadela Martha (my dear...) no Brasil.
a cozinha
E o destino aproximou Paul, Alex, Dalva e Dito, pois mr McCartney não veio ao Rio dessa vez, o que me fez ir à São Paulo, coisa que sempre me agrada pela real abundância de ótimos restaurantes.
O cardápio é realmente muito interessante e o ambiente ultra clean com mucho bom gosto.
Mme Flottante escolheu a moqueca capixaba, o que eu achei uma boa idéia. Estava deliciosa. Gosto muito desse prato quase que principalmente por causa do pirão... Amo um bom pirão, e é claro que no D e D não poderia deixar de ser maravilhoso. Gostei de ver o garçon despejando gentilmente a farinha de mandioca no caldo de peixe, enquanto mexia com a colher na panela de barro, numa linda performance para a execução do bendito pirão.
pirão de peixe
Parti então para o bife à milanesa (crocantíssima milanesa... das melhores que já comi) que normalmente viria acompanhado de uma salada de batatas, mas pedi pra trocar pelo pure de batatas, que vem a ser outra coisa que quando bem feito eu choro, como se estivesse ouvindo "Yesterday" live.
O bife vem em quantidade bem generosa mesmo (como reza o cardapio...) o que me forçou a pedir um pouco mais de pure (no que me atenderam muito cordialmente..) pra que parte da carne não se sentisse só, sem acompanhamento no prato, tamanha delícia estava o bendito e devorado pure.
bife à milanesa
bacalhau do seu dito
Gostei de saber também o porque do nome... Estrela Dalva e São Benedito, padroeiro dos cozinheiros.
Mlle Clair de Lune me surpreendeu quando disse ao garçon que gostaria de conhecer o Bacalhau do Seu Dito (uma linda posta do peixe assado com mini legumes, ovo caipira, azeitona, azeite e alecrim). Não é que ela raspou o prato? Fiquei surpreso pela segunda vez por conta desse fato, pois ela anda um tanto  assim, digamos,  meio sem apetite por conta de uma nova paixão... Maybe I'm Amazed?    
                                                                                                                                                                       Dalva e Dito
rua Padre João Manuel 1.115, Cerqueira César, São Paulo
tel: 55(11)3068-4444

Nenhum comentário:

Postar um comentário