bE mY gUesT

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Le Lutrin, Avignon...Ten Years After

hotel d'europe, Avignon
Voltar à Avignon depois de dez anos é uma indescritível felicidade.
Quando eu e Mme Fottante resolvemos incluir Avignon no roteiro dessa viagem à Europa, não tive duvida: Hotel D'Europe. Esse é daqueles que você de sente em casa (mesmo indo uma vez a cada dez anos...).
É chique, sem duvida... Chique no sentido real da palavra...O chique verdadeiro, sem excessos de informação visual...Coisa do velho mundo, com muita propriedade e bom gosto.
O cafe da manhã é um must. Nada de champagne no balde, acho isso meio over pro horário em questão (e olha que eu gosto do produto...), mas o croissaint, os queijos, o oeuf à la coque et ses mouillettes, o yogourt (!!) tudo de grande qualità.
oeuf à la coque 
Bem, mas e o Le Lutrin?
Descobri esse restaurante passeando pela cidade velha de Avignon contados dez anos atrás.
Na época, o frio era mais intenso (ah.. o mistral.. brrr..). Avistamos o Le Lutrin e nem pensamos duas vezes...Cardápio na máo, a soup à l'oignon parecia implorar por mim e por Mme Flottante, fiel companheira da vida e das mesas.
O vinho foi sugerido pelo garçon: cotes du Rhone, Domaine de la Presidente 1997.
Pura poesia... O vinho e a sopa.
soup a l'oignon, Le Lutrin
A sopa de cebola é um exemplo da genialidade dos franceses: pão dormido, queijo e um belo caldo de carne... Aquele caldo profissional. Tudo muito bem aproveitado por um povo que passou por duas grandes guerras e leva a sério a arte do piano a gás.
Bem, dez anos depois, aqui estamos... Eu e Mme F. no mesmo Lutrin com a mesma sopa e o mesmo vinho (dessa vez uma safra de 2007...).
hotel d'Europe
Tudo igual... Bem, emoções à parte, depois de alguns goles, o piano de Maurice Ravel parecia soprar em meus ouvidos melodias de um modo dórico na altura de mi bemol.
Será que o compositor do Concerto Pour la Main Gauche esteve por aqui se deleitando com a soup à loignon? Peut-Être... Qui sait num mistral de 1905.
Impressionniste...

Le Lutrin
3, Place du Palais 84000 Avignon

Nenhum comentário:

Postar um comentário