bE mY gUesT

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sushi Leblon... Eu, o Toro e o ProjaCquistão

"Alain Gouste, hoje tem toro! É hoje só, amanhã não tem mais"
A frase acima digitada pelos dedos da minha querida amiga Marina, sócia do restaurante Sushi Leblon, ficou ecoando na minha cabeça durante todo o trajeto Laranjeiras-ProjaCquistão.
Também pudera, o toro é uma joia rara... É mesmo das coisas que mais amo na gastronomia e a "urgência", corretamente dramatizada pela Marina, fazia todo sentido.
O toro chega sem aviso prévio e "voa" em poucas horas.
Bem, como já havia falado no meu post "Fat Is Taste", o toro é o fenômeno da gordura produzida pelo atum e acumulada na carne da parte inferior da sua barriga, quando numa certa época do ano as aguas estão em baixíssimas temperaturas. O resultado? Uma carne rosada, tenra e incrivelmente saborosa.
O Sushi Leblon é o único restaurante em todo o estado do Rio de Janeiro que de quando em quando nos brinda com essa maravilha.
Eu gosto muito do Sushi L. desde longa data... Gosto do ambiente, do cardápio, da limpeza, do serviço e da qualidade dos peixes.
Pelo menos uma vez por semana eu almoço lá.
Pra jantar, procuro chegar cedo... Depois das 20hs o movimento é muito grande, mas sempre acabo conseguindo um cantinho no balcão (um must...)
Toros a parte, me gusta mucho también o sushi de fois gras brulée (still fat is taste...) no cardápio do SL.
Sou fã do hot maki, da tempura de camarão (ultra deep vg...), da dupla de ovas de salmão, do salmão especial crunch, tudo sempre com a mesma categoria.
Outra coisa que eu amo por lá é o furai de lula. A casquinha crunch de 'milanesa" ao redor dos aneis de lula é de rara qualidade.
Talheres a parte, cheguei ontem no ProjaCquistão com esse problema... Vi que a coisa ia render e pelo andar da carruagem, sairia de lá só pelas madrugadas... Puxa, logo hoje. O toro lá no Leblon e eu no outro lado da cidade, no escaldante ProjaCquistão.
Voltei pro facebook e passei meu drama pra Marina... Com trilha sonora e tudo.
Qual foi minha felicidade quando li hoje pela manhã a nova mensagem da minha amiga:
"Alain, pedi pra guardar pra voce... Se apresente ao sushiman pois as vezes não associam o nome a pessoa"... Hum.. xá comigo, é nóis na fita!
Fui com meus filhos... O sushiman já me esperava com um discreto sorriso adiantando a presença do toro.
Comemos muito bem, bien sur.
"Garçom por favor! Um sashimi de toro e um hot maki"...  "Garçom please! Um furai de lula e outro sashimi de toro"... "Garçom, s'ill vous plaît! Uma cerveja e dois sashimis de toro"

Que a temperatura das aguas por onde nadam os atuns se mantenha propícia para essa iguaria dos deuses.
Viva o Sushi Leblon! Merci beaucoup Marriná!


Sushi Leblon
rua Dias Ferreira, 256
tel 55(21)2512-7830

2 comentários:

  1. Hola! Me gusta mucho tu blog! En casa nos encanta el sushi...Tu receta tiene una pinta estupenda. Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Yoya,
    muchas gracias por sus amables palabras.
    por favor, venga a visitarme siempre.
    abrazos
    Alain G

    ResponderExcluir