bE mY gUesT

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Um Bom Motivo Pra Subir a Serra... Hotel Solar do Império

O convite da minha querida amiga Luciana Neiva chegou por email:
"Olá Alain, tudo joia? Estou engatilhando uma história bem legal no hotel Solar do Império: é um projeto chamado Receita de Família. Bem, a gente queria que voce participasse!!! A idéia é: o hospede manda uma receita marcante dele para a chef do restaurante. Pode ser um bolo que a vó fazia, um assado que lembre a infância, enfim... Algo do gênero "as madeleines do Prouste"... Bem, voce é nosso convidado pra dar o ponta pé neste projeto. Tens uma receita assim? Inesquecível? Com gosto de infância?"
Ôpa... Mas não é a minha cara? Achei a idéia genial.
Comecei a lembrar da minha infância... Das férias em Penedo, onde meu pai tinha uma casa... Vovó Alice na cozinha aprontando todas as receitas com suas mãos mágicas... Sim, a mesma vó Alice que tocava piano nas sessões de cinema mudo em Juiz de Fora, mas essa é outra história.
Me lembro da sopa de aveia com alho, das empadinhas, dos bolos diversos... Flavita, minha mãe, aprendeu muito com ela: a famosa charlote de morango, a torta de nozes do natal, a carne moída com as olivas verdes sorando no tempero.... Minha mãe por sua vez, ensinou tudo pra dna Maria, a cozinheira lá de casa... E eu? Eu ficava na espreita, perto do fogão sacando todas as manhas.
É... esse email da Luciana me transportou no tempo....Num time tunel, com direito a trilha do John Willians e tudo.
But, backing to the present, eu tinha que escolher uma receita... Já sei: a carne assada da vovó Alice.
Mandei a receita pra Lu, ela topou. Fiquei feliz quando soube que a chef local que iria executar a minha masterpiece era a Claudia Mascarenhas, que além de amiga de longa data de mme Flottante, é uma grande artista na cozinha. Puxa, quanta coisa bacana eu aprendi nesse fim de semana com ela... Dicas de cozinha, sabe? Papos de chef.
Mas o melhor de tudo estava pra acontecer: Um fim de semana hospedado no hotel Solar do Império(?!)
Acho que eu mereço... Mme Flottante também andava precisando se desplugar um pouco e além do mais, já tinha um bom tempo que eu estava me devendo conhecer esse tão falado estabelecimento.
Definimos a data do evento: 24 de setembro de 2010... Precisei ficar por conta do trabalho até oito da noite no ProjaCquistão.
A situação já estava ficando ultra deep stressing... Uma mesa no restaurante Leopoldina prontinha me esperando para o "Receitas de Família", e eu ainda na zona leste do Rio de Janeiro perto de oito da noite, com a talentosa mme Flottante no papel de doublé de mãos da personagem da Claudia Raia ao violão... Como diz meu chefe: "manda quem pode e obedece quem tem juízo..." Calma Alain, no final tudo sempre dá certo.
E deu. Partimos rumo a Petrô e em menos de uma hora já estávamos posando pra algumas fotos de divulgação do tão esperado evento.
Jane e Pinheiro, os simpáticos proprietários do hotel, nos receberam com muito carinho.
Pinheiro, além de diminuir em duas décadas a minha idade ao tentar advinhar, já foi logo colocando em minhas mãos a carta de vinhos... Ô tarefa dura: escolher a ampola pra harmonizar com a carne da vovó. Acho que posso fazer isso... Principalmente quando um Vinha Grande do Douro grita, implorando por mim.
Ao redor da mesa, além do Pinheiro e da Jane, estavam também o Cadú (diretor de comunicação da Michelin da América do Sul), o Alexandre, a chef Claudia, Camille Flottante e é claro, o homenageado da noite, eu, monsieur Alain Gouste que humildemente digita aqui essas palavras neste recém recuperado laptop com sua nova placa-mãe ja devidamente instalada (ou madrasta?!)
Acho bacana essa coisa da mesa, da comida e do vinho... A comunhão, a capacidade de aproximar as pessoas.
Cadú é uma simpatia e um ótimo papo. Contou varias histórias deliciosas e ainda me deu algumas dicas de Paris... De Petrópolis, me indicou os bricelets, biscoitos finíssimos (nos dois sentidos...), fabricados pelas próprias beneditinas no Mosteiro da Virgem (no singular, como bem disse Cadú, certamente pela pouca probabilidade atual de existir mais de uma...). Fui conferir, gostei e comprei cinco pacotes.
De sua vó, herdamos a sobremesa: um pudim de leite (sem leite condensado!!!) que deu trabalho pra chef... Algo na receita deveria ser coado por oito vezes (ou seriam nove??) pra que o resultado atingisse a textura que sua avó recomenda com todas as letras, escritas de próprio punho, no seu precioso livro de receitas. Todos concordamos com a antiga ciência da vovó do Cadú: o pudim estava superb.
A chef Claudia se superou com a carne da vovó Alice... Voces podem imaginar? Uma carne muito bem temperada (alho, loro, cebola, pimenta do reino...), super macia e com um molho ultra encorpado? E as batatas inteiramente impregnadas nesse precioso molho? Babei. Mas a Claudia é muito fera. Eu já conhecia seu trabalho desde o Sítio Arqueológico, restaurante que ela abriu na Gávea, no final dos anos noventa... Morou em Portugal (teve uma boa escola por lá...), em NY foi dona de uma creperia. Em Angra, ela assinava o cardápio um restaurante muito bom que também tive o prazer de conhecer e como ela não para, atualmente anda as voltas com os mini cupcakes que estão bombando por aí... Além de cuidar do Leopoldina e do restaurante da Pousada Tankamana.
Pude conhecer outras delícias assinadas por ela no cardápio do restaurante Leopoldina e recomendo: o bacalhau pensado na cama é de comer ajoelhado.
Uma delícia o café da manhã do Solar: torrada Petrópolis feita na hora, pão de queijo de prima e as panquequinhas de morango (na foto acima...) com mel orgânico que não me saem da cabeça.
O Hotel é mesmo um luxo e é membro da Associação de Roteiros de Charme.
Os quartos são amplos, super confortáveis e a decoração de extremo bom gosto.
Um casarão de 1875 e outro de 1893, ambos tombados e restaurados em grande estilo... Só por isso eu já tiraria meu chapéu pra Jane e Pinheiro.

Muito obrigado Jane, Pinheiro, Luciana, Claudia e, é claro, vovó Alice.

Hotel Solar do Império
Av. Koeler, 376 Centro, Petrópolis-RJ
tel:55(24)2103-3000

2 comentários:

  1. Alain Gouste... e a foto da carne da vovó Alice??? Me deixou ainda mais curiosa e morrendo de vontade de experimentar. Adoro seu blog, pena que moro em São Paulo e não posso aproveitar tanto suas dicas. bjs,

    ResponderExcluir
  2. Querida Mônica,
    muito bem cobrado... Afinal a estrela da noite deveria ter sido clicada em grande estilo. E foi, por um fotógrafo profissional que ainda vai me enviar.
    Mas por enquanto, deixo aqui o link da matéria que escrevi em feverreiro sobre a mesma carne e com a foto tirada por mim. Receita e tudo mais.

    muito obrigado pelo seu comment
    bjo
    Alain G
    http://alaingouste.blogspot.com/2010/02/carne-assada-de-la-maison.html

    ResponderExcluir