bE mY gUesT

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cristóvão, a Quilo em Grande Estilo

Quando eu penso em comida a quilo, me vem logo aquele lugar que a gente entra, serve, pesa, come (!), paga e corre pro trabalho... Porque a vida na semana é sempre uma correria e a gente não pode se dar ao luxo de uma refeição com aquele prazer que nos permitimos sentados à uma boa mesa como num fim de semana relax... Será?
Como jà dizia o antológico chef francês Antonin Carême (nascido também em 8 de junho como eu, com uma diferença de 173 anos...), "Quando não temos boa cozinha no mundo, não teremos a literatura, nem a inteligência elevada e nítida, nem encontro amigável, nem a harmonia social".
Tô com ele e não abro. Não abro mão de comer bem e com prazer.. Mas isso não quer dizer necessariamente pagar caro, muito pelo contrário... Pagar caro em geral faz mal à saúde, dá congestão e otras cositas más. Mas sejamos sinceros... Comer uma boa comida nesses restaurantes a quilo pelo Rio de Janeiro não é tarefa das mais fáceis.
Cristóvão é rara exceção. Surpreendeu.
Luiz de Moraes, o simpático e atencioso proprietário não deixa a peteca cair. Deu pra ver como ele é querido por sua clientela. Todos o comprimentam, puxam um papo e seguem rumo ao glorioso buffet.
Gabriel e Luiz
Outra coisa que me impressionou, (além da qualidade do boeuf bourguignon do chef Gabriel...), foi a quantidade de mulheres (90%?) na fiel clientela... Hi level atmosphere.
Gabriel De Carvalho, o talentoso chef da casa (e agora também sócio...), é só sorrisos. Gabriel apresenta sua arte em grande estilo e colhe os frutos de seu trabalho. A casa é um sucesso.
A sopa de legumes é coisa séria. Textura bem leve (velouté e aerada..) com os temperos corretíssimos. Tive que repetir.
Só o linguado com molho de manteiga com sálvia (um must...) já valeria o programa.
Comi também um feijão branco com paio que estava superb. O pure de batatas (eu amo um pure quando bem feito...) é coisa que faz voce querer voltar no dia seguinte.
Fiquei aguando o pernil com batatas coradas (lindas...) mas já tinha comido além do limite permitido para um homem da minha idade. Mme Flottante parecia não se preocupar com esses possíveis excessos enquanto de deliciava com um belo pote de lentilhas comme il fault.
Le dessert não dispensei. Impossível, quando se trata de um confit de laranjas e amêndoas com sorvete de creme... Babem babies.

Vida longa ao Cristóvão!!! A gente agradece.

Cristóvão
rua General José Cristino, 36
São Cristóvão, Rio de Janeiro

4 comentários:

  1. Muito bem retratado! Ambiente aprazível, comida de primeira e frequência para lá de bem selecionada! Trabalho no centro e já me acostumei a comer mal e com pressa... No Cristóvão parece que o mundo gira um pouco mais devagar... O que mais me surpreendeu foi a harmonia entre os mais nobres temperos e uma comida simples, sem frescuras ou excessos... Difícil equilíbrio alcançado pelo Chef Gabriel.
    Fui pela primeira vez essa semana e já virei freguês!

    ResponderExcluir
  2. Isso sem falar na limpeza e organização da cozinha, no alto astral e eficiência dos funcionários, e na decoração com toques nordestinos pra honrar a vizinhança do Centro de Tradições Nordestinas. Parabéns, Luiz e Gabriel, pela harmonia que estão conseguindo criar naquele cantinho de São Cristóvão!

    ResponderExcluir
  3. Juan querido,
    boas e sábias palavras.
    fiquei muito feliz por te encontrar lá, e agora mais ainda ao ler suas palavras aqui no blog.
    apareça sempre!!
    forte abraço
    Alain Gouste

    ResponderExcluir
  4. Suzana,
    um prazer sua visita.
    apareç sempre.
    bjs
    Alain G

    ResponderExcluir