bE mY gUesT

sábado, 3 de abril de 2010

Chez Alain II


Muito bem... Mais um dia de aventuras na minha cozinha.
Alain Gouste recebeu hoje uma pessoa muito especial. O compositor, arranjador, maestro e professor de música (meu e de renomados músicos brasileiros...) e grande amigo Vittor Santos... E acompanhado das queridas Rosangela e Amanda, mulher e filha respectivamente.
Venho trabalhando com Vittor nas nossas "investigações sonoras" (como ele deliciosamente chama as aulas...) desde abril de 2006 e o resultado disso na minha vida é imensurável.
Hoje especialmente, combinamos uma aula chez moi, e é claro que eu não perderia a oportunidade de incorporar meu alterego, o monsieur Alain Gouste.

Gosto de inventar na cozinha...arriscar um pouco, às vezes... Mas tem horas que é muito bom a gente recorrer ao nosso passado, às nossas experiências de vida, que sempre nos trazem alegria e prazer.
São os chamados "clássicos"... Aquela comida que aprendi com a minha mãe, que por sua vez viu a minha avó fazer, e que por mais que a gente repita, de geração a geração, sempre vai funcionar.
É o famoso "repertório garantido"... Nós, músicos, temos que ter na ponta do dedo alguns clássicos que nos façam felizes ao tocarmos. E, consequentemente, agradarão aos ouvintes presentes, acredito eu.
E entre os meus clássicos na cozinha estão a carne assada (com as batatas cozidas no mesmo molho..), o soufflé de espinafre e o bom e velho duo, arroz e feijão. E foi esse o menu de hoje.
Comecei os trabalhos ontem à noite porque, segundo a minha avó Alice, a carne assada pra ficar macia e saborosa, tem que se cozinhar por muitas horas em fogo brando. Aproveitei pra preparar a base do soufflé também na noite de ontem e deixei o arroz e o feijão (carioquinha...) pra hoje.
Um sorvete de creme com hot fudge de chocolate foi a nossa sobremesa.

Mas o melhor de tudo, o mais importante mesmo, foi o som que fizemos....Alain Gouste ao piano, Camîlle Flottante na guitarra e Vittor Santos com seu inconfundível e luxuoso trombone.
Muito obrigado Vittor, pela honra e pelo prazer de tocar com você.

12 comentários:

  1. Heloisa Carvalho Tapajós4 de abril de 2010 às 00:56

    Mon cher Alain,
    Nada como confraternizar em torno da boa mesa com amigos queridos. Sou uma grande admiradora deste talentoso músico brasileiro que é o Vittor Santos, seu convidado de hoje. Bem posso imaginar a qualidade da música que rolou chez vous.
    Quanto ao menu, irrepreensível! Receita de avó é sempre um charme especial na vida de qualquer Chef.
    bisous,
    Losinha

    ResponderExcluir
  2. Passei para te desejar uma óptima e Santa Páscoa, na companhia dos teus mais queridos.
    FELIZ PÁSCOA e Bjinhos gulosos e fofos da BELA.

    ResponderExcluir
  3. ...das coisas mais doces esse texto,fico torcendo pra que vire livro logo pra que possamos levar ras viagens de trem pelo mundo a fora.

    ResponderExcluir
  4. ...esqueci de assinar o comment acima! beijos Pierre

    ResponderExcluir
  5. mon cher Pierre, ma cherrie Losinha e minha nova amiga Bela,
    o carinho de voces é a mola motor pra que esse "metido" a chef aqui passe algumas horas na semana escrevendo essas palavras...
    merci beaucoup a tout
    bisous

    PS: apareçam sempre por aqui!!

    ResponderExcluir
  6. Chef Alain,
    admiro muito quem faz música, quem escreve bem e com simplicidade e quem sabe fazer carne assada com batatas coradas em seu próprio molho!Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  7. Paçoca
    muito obrigado pelo carinho...e apareça sempre por aqui.
    Feliz Pascoa também pra voce e os seus!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse seu prato está blaster apetitoso!
    Delícia!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Meus nobres "Alain" e "Camille", Shalom!!!

    Foi uma honra, incomensurável, podermos compartilhar o viver no sábado ensolarado que se fez num 03 de abril deste 2010, culminando na abordagem musical que foi lançada ao ar, num repertório tão saboroso quanto à desgustação que nos foi agraciada! Um deleite!

    Somos gratos!!!

    Saudações solenes!!!

    Permaneçamos!!!

    Vittor Santos e família!!!

    ResponderExcluir
  10. Mon cher Alain,
    io non so parlare la tua lingua. Ma ho letto i tuoi post e ho visto che frequentiamo gli stessi alberghi a Les Baux e a Santa Margherita, gli stessi negozi a Parigi... Una coincidenza? Chi lo sa. Ma intanto mi iscrivo tra i tuoi sostenitori, sperando di imparare anche un po' di portoghese...
    A presto!

    Sabrine

    ResponderExcluir
  11. sua carne tá linda!!!linda!!!uma cor perfeita mesmo!!!conhecendo seu blog e já tô ti seguindo..um abraço..li

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, pela visitinha... infelizmente, tenho um compromisso não posso almoçar com vc saboreando todas essas delícias,rsrrsrr. Obrigada! Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir