bE mY gUesT

sábado, 9 de outubro de 2010

Le Térèze... À Rio, Très Charmant


Sabe aqueles lugares que voce vai uma vez e sempre quer voltar? Pois é, esse é um desses que nunca me sai da cabeça.
Explico: uma vista first class do Rio... Um hotel antigo lindamente reformado (antigo hotel dos descasados...) e um restaurante muito bem comandado por um chef que dispensa comentarios, Damien Montecer.
Conheci Damien no ano passado em um daqueles eventos que, por alguma feliz razão, tenho sido convidado nesse delicioso mundo da gastronomia.
Minha querida amiga Luciana Fróes fez a ponte:
"topas fazer a carta de vinhos para harmonizar com o menu do chef Montecer do Térèze?
Ô sorte... Precisa gritar? Tô dentro.
a linda adega
Era a inauguração do restaurante Térèze no ano passado e lá ia eu, um amante da gastronomia (e dos vinhos, claro...) assumir essa "dura" tarefa.
Foi quando conheci outra pessoa querida, a Luciana Neiva.
L. Neiva, era quem estava pilotando essa história da harmonização no Térèze. L. Froes fez o link e ficamos amigos... Volta e meia ela me vem com algum desses convites... Do tipo que todos meus amigos ficam babando.
Ampolas a parte, fiquei impressionado com a arte do chef Montecer.
Hoje, depois de uma manhã burocrática as voltas com renovação de passaporte, fui parar no mercado São Pedro em Nicteroy City... Fui conhecer o lugar com a séria intensão de comprar um pescado para fazer em casa, tipo almoço de sábado. No caminho de volta, já com algumas postas de atum e congro rosa no carro, Camille Flottante comenta que o Hotel Santa Tereza acaba de receber a bandeira Relais & Chateaux... Puxa, que felicidade.. Lembrei na hora do Damien e fiquei mesmo muito feliz por ele.
Damien é uma pessoa muito querida, um francês "carriocá" que merece todo o sucesso.
Cheguei em casa, coloquei o atum e o congro no congelador e abortei a idéia de cozinhar.
Parti com tudo pra Santa Tereza: eu, mme Flottante e mademoiselle Clair de Lune.
ceviche com salada e flor
mignonettes de atum
Levei uma ampola de chardonay, mirando nos peixes (talvez influenciado pelo evento da manhã no mercado...)
Qual foi minha surpresa ao encontrar meu amigo Damien... "Alain Gouste mon ami, hoje é meu aniversário.. que prazer voce por aqui.." O que? Sério mesmo? Nada é por acaso.
Começamos com um tartar de salmon (!! délicieux...) e um ceviche de cherne com salada e flor (foto lá em cima...). Depois um mérou "batista" que vem a ser um pavê de cherne na mousseline de petit pois e aspargos de chorar de bom... Mme Flottante, decidida como sempre, nem titubeou... Pediu o especial niçoise, "mignonettes" de atum grelhado com ovos de codorna poche, aspargos e "pipocas" de alcaparra.
Clair de Lune, boa de papo e de boca, escolheu o "Rio's Fish & Chips", tempurá de filé de linguado com batatas rústicas... Provei todos e tenho que dizer: não é a toa que sou fã do Montecer.
o prato "surprise" de sobremesa
Brindamos ao chef com carinho e fomos tratados "a pan de ló" como diria minha avó.
Ganhamos de presente do chef um prato dessert surprise de comer ajoelhado.
Merci beaucoup et bon anniversaire mon ami... Grand chef Damien!!
o simpático e talentoso chef Damien Montecer
Térèze
rua Almirante Alexandrino, 660
tel: (21) 2222-2755

2 comentários:

  1. hahaha ,Clair de Lune é demais!!!

    isso é música caboclo! bora fazer?


    Clara de lua

    Lá estava ela Clara de lua
    vestida me olhava como se tivesse nua
    flutuava branca de clara em neve
    os olhos pesados de sono só procuravam por sonhos leves
    ano passado inda não tinha as pétalas em flor
    Hoje Apaixonados já gastam cadernos pra declarem a ela seu amor
    Já nasceu com a pitada certa de sal sabendo de cor a receita
    Cabelos cor de mel e sorrisos que mergulham de sua boca perfeita
    Lá vem ela Clair de lune
    trazendo ipods de grilos e lanternas de vagalume
    a noite acaba quando ela resolve sonhar
    na falta dela nem a lua me ilumina em seu lugar

    ResponderExcluir
  2. ça cest belle... très belle caboclô
    ja vou aqui alinhavando a melodiaa...
    forte abraço
    Alain G

    ResponderExcluir