bE mY gUesT

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Chez Lu et Lalas... Que Vengan las Botellas

le boeuf bourguignon
Alexandre Lalas e Luciana Plaas são dois amigos queridos e formam uma dupla muito especial.
Ele, um connoisseur de vinhos, jornalista (http://www.winereport.com.br/), letrista, fã de Vinicius de Moraes (desde criança...) e com um discurso tranquilo e certeiro quando o assunto é vinho.
Ela, formada em gastronomia e vinho pela Leith's School of Food and Wine de Londres, também é boa na caneta... Colaborou com Danusia Barbara na feitura dos guias Danusia Barbara 2009 e 2010.
Conheci o casal no ano passado quando promovi uma degustação com a querida sommelier Deise Novakoski em minha casa.. Deise, amiga minha e do casal, fez as honras.
Taças a parte, gostei de cara da onda deles... Não é a toa que desde então, volta e meia nos reunímos ao redor de algunas botellas.
vinho húngaro da casta irsai oliver
Outro dia eu dei uma conferida na minha adega e dei de cara com o Era dos Ventos, um vinho bem interessante (uva peverella...) que havia comprado no restaurante da Roberta Sudbrack.
Passei por lá pra comprar um caldo de legumes quando o Braz, sommelier da casa, me adiantou que ainda tinha no estoque algumas ampolas daquele vinho que eu havia gostado muito certa feita por lá... Levei duas.
Servi uma no jantar que fiz pra Rita Lee e simplesmente esqueci da existência da outra.. Talvez porque normalmente, ela teria sido abatida na mesma noite (coisa que não aconteceu...) mas o fato é que quando avistei a dita cuja, lembrei do Lalas e da Lu.
Alguns dias depois, recebi um convite pra almoçar na casa deles e lá fomos nós... Eu e Camille Flottante com o Era dos Ventos em punho.
O tipo de programa que me deixa feliz... Comida de primeiríssima, vinhos idem e papos deliciosos.
Fomos recebidos com um espumante muito interessante mas, distraído, não anotei o nome e nem tirei uma foto.... Como a séria série de vinhos a seguir foi "profissional", minha pobre memória me traiu. Mas não esqueço as ponderações do mestre Lalas: "é muito interessante esse espumante mas acho que eles tem que aperfeiçoar a perlage.. as bolhas estão um pouco grandes ainda...". Palavras de quem conhece o assunto.
Luciana já foi chegando com uma salada ultra deep de cubos de salmão "cevicheados" com lindas folhas de alface que "grooveou" lindamente com o espumante e abriu caminho pro Era dos Ventos.
Em seguida, ela me aparece com um boeuf bourguignon de uma perfeição ímpar.. A carne estava deliciosa e com uma textura espetacular... E as batatas? Coisa muito séria... E lá vem o Lalas com duas ampolas de rouge, ambas da casta pinot noir. Um francês e outro australiano.. Ô vida dura...
Em seguida bebemos um vinho tinto húngaro (só conhecia os de sobremesa...) da uva irsai oliver, surpresa muito boa.
Mas a Luciana teve mesmo a quem puxar. Sua mãe, dna Rosita, foi quem assinou a autoria do quindim (foto abaixo...) tão gostoso, que deixou até mme Flottante (que não é lá de dar bola pra doces mas é boa de papo...) muda enquanto repetia a segunda porção.
o quindim da dna Rosita
Terminamos os trabalhos com um bordeaux parrudo...
Dizem que pra conhecer bem o mundo dos vinhos a gente deve beber, beber muito.
Que vengan las botellas!!

merci beaucoup queridos Luciana e Alexandre!


5 comentários:

  1. Seu Allain e Dona Flottante,

    Minha mãe travou a vida toda uma luta contra a balança. Quantas vezes cheguei da escola e ela estava no quarto folheando livros como quem almoçava! Não podia comer, então saboreava as imagens mesmo!

    Então... de café-da manhã bebi o espumante de bolhas grandes do Sr. Lalá e me acabei com o Boeuf bourguignom de madame Luciana!
    Ótimo texto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Paçoca querida,
    sempre bom ler suas palavras por aqui.
    bjo
    Alain G

    ResponderExcluir
  3. nota do autor:
    o tal espumante cujo nome eu havia esquecido é o Vallontano LH Zanini Extra: http://www.winereport.com.br/vinhoscomentados

    ResponderExcluir
  4. Alain querido, suas palavras são como sua comida, maravilhosas. Muito bom ter você e mme Flottante por perto. Beijos nos dois e que venham outros encontros sempre.
    Luciana

    ResponderExcluir