bE mY gUesT

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Arzak, D Best In San Sebastian

 o salão do arzak e o detalhe das colheres cravadas na parede
San Sebastian é um a cidade linda. Numa de nossas idas para tocar em Montpellier, no sul da Franca, alugamos uma voiture e partimos com tudo pra lá.. Eu e Camîle Flottante.
Ficamos tres dias no belíssimo Hotel Maria Cristina, muito bem localizado e, o mais importante, carinhosamente patrocinado por mme Flottante... Ah, como diria Moacyr Luz, "tem momentos que eu sinto inveja de mim mesmo...".
bar de pintxos
A tour pelos bares de pintxos (como eles chamam os tapas por lá...) começou já na primeira noite. 
O bacana em San Sebastian, principalmente para quem chega pela primeira vez na cidade, é entrar em algum desse bares, pedir alguns pintxos com uma cerveja e partir para o proximo. É que são muitos bares e cada um tem as suas delícias que valem a pena conhecer. No final da maratona, voce escolhe o que gostou mais, seja por algum pintxo que lhe pegou pela boca ou pela onda do ambiente e serviço. O meu favorito: A Fuego Negro... O máximo.
el fuego negro

Esses bares tem sempre um belo balcão com bancos, tudo muito informal, e voce vai pedindo para o proprio bartender que passa os pedidos pra cozinha. É claro que sempre tem umas mesas também, mas o bacana é conseguir um lugar no bar, ou seja, no balcão.
A cidade é bem animada, os bares ficam lotados e o astral da noite não poderia ser melhor. Pessoas felizes afim de bom papo, comer bem e tudo mais que a vida possa nos proporcionar.. A gente merece.
Bem, mas não é só de pintxos que vive San Sebastian. Existem restaurantes de altíssima gastronomia e eu tive o prazer de conhecer dois. Um deles, já estava reservado dois meses antes de embarcar para solos europeus: O Arzak.
a cozinha do arzak
Já tinha lido muito sobre esse chef e sabia que uma experiencia em seu restaurante iria me levar a momentos profundos de prazer e contemplação... Sua comida é mesmo uma arte.
Pedi ao proprio chef para registrar seus pratos através das lentes de minha cannon. Ele, de uma forma muito elegante, me explicou que tem uma reserva nessa coisa de fotos de seus pratos porque muitas vezes elas vão parar na internet e não passam uma imagem a altura de sua arte. Eu entendi e respeitei. É como nós músicos nos depararmos com registros de qualidade duvidosa de videozinhos de shows no youtube.
Hoje, por alguma razão, rolou um flashback na minha "radiohead" dessa viagem a San Sebastian e, dando uma olhada nas fotos da viagem, resolvi finalmente escrever algumas palavras por aqui.
Talvez pelas lindas fotos dos pratos do Arzak e talvez por uma vontade de dar uma renovada no layout do blog do Alain Gouste, aproveitei uma foto da parede do restaurante em questão para o background do blog. Adorei.. Acho que o chef não vai ficar contrariado e muito menos Elena, sua simpática filha que hoje comanda o restaurante... Chef, con su permiso y respeto.
o chef Juan Mari Arzak, Camîlle Flottante, Elena e eu
Arzak
avda Alcalde Elosegui, 273 - 20015 Donostia/San Sebastian, Spain
tel: 943 278 465

A Fuego Negro
Abuztuaren 31-KO Kalea, 31
2003 San Sebastian, Spain
tel: 650 135 373

11 comentários:

  1. Alain Gouste e Camile Flottante!!!

    Gostei do novo blog !!!E as historias como sempre uma delicia de ler!!!

    Parabéns!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. merci beaucoup mme anônima :-)
    ps: pela elegancia da escrita acho que é a querida Leila Adoni :-)

    ResponderExcluir
  3. Alain Gouste, como sempre arrazando. A materia esta um primor, e esse novo layout, sem comenterios. O que ja era otimo, ficou melhor ainda. Parabens. Bjs da sua fã numero 1,

    ResponderExcluir
  4. feliz q tenha voltado! o visual está uma elegância só, e o texto delicado em harmonia, uma delícia. beijinhos ledu

    ResponderExcluir
  5. Ledu querida, muito obrigado pelo carinho,
    bjo
    Alain G.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Amo seu blog e fico feliz que tenha retomado. Beijos Lou!

    ResponderExcluir
  7. Lou querida, na quinta feira estaremos juntos em grande estilo... já estou comprando os vinhos :-)
    bjo
    Alain G.

    ResponderExcluir
  8. minha fã numero 1 é Camîle Flottante,
    te amo, bisous,
    Alain G.

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa noite, aqui é o Fabio Fraga, gostaria de pedir minhas sinceras desculpas por não ter comparecido em seu blog, estive ausente por algum tempo, mas aproveitando, estou aqui para te convidar a visitar o blog, está de cara nova e agora as postagens são todas dedicadas ao apresentador Rodrigo Faro, o melhor do brasil da TV Record, venha conferir as fotos e os videos do apresentador, tem danças e micos muito engraçados.

    Se possível indique meu blog pra galera conhecer também, um grande abraço...

    Fabio Fraga

    ResponderExcluir
  10. Olá,vim conhecer seu Blog,amei seu cantinho e já estou seguindo!
    Parabêns pelo Blog e muito sucesso pra ti!

    Se quiser me fazer uma visita,fique a vontade e se quiser seguir também,sinta-se em casa!
    Beijinhos!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ciao!!!!! Il mio blog si è spostato qui
    http://blog.giallozafferano.it/lacuocapergioco/
    Se ti va passa e continua a seguirmi li!
    Un abbraccio!!!

    ResponderExcluir