bE mY gUesT

sábado, 21 de agosto de 2010

Flip, Flop et Gite

A linda Paraty, cidade histórica situada ao sul do estado do Rio de Janeiro, se sacode anualmente com o evento da badalada Flip (festa literária de Paraty) quando autores, editores e amantes da literatura de todo o planeta se amontoam nas charmosas ruelas de pedras (hay que tener mucho cuidado al caminar después de unas copas de vino...) e disputam por mesas nos restaurantes locais.
Nessa oitava edição tive o prazer de ser convidado.
Mme Flottante é de familia do métier. Sua mãe, uma das mulheres mais elegantes e simpáticas que ja conheci, é uma importante editora. Sua irmã idem. Ja viu, né? Tava bem cercado na festa.
Poderia ficar aqui falando horas da festa, das palestras (amei a do Salman Rushdie...), das praias e etc... Mas como voces sabem, o assunto principal aqui é outro: a boa comida.

Paraty tem bons restaurantes. Não é tarefa difícil comer bem por lá.
Pelas ruas de pedra irregular, eu destaco o Banana da Terra (comi um peixe com pirão corretíssimo...). Mas o que valeu mesmo a viagem, além dos bons palestrantes e das praias (Trindade e Paraty Mirim 'r really greeaat...) foi mesmo o Gite d'Indaiatiba.
O Gite fica localizado a 16 km de Paraty, subindo a serra da Bocaina. Um pedacinho de terra no coração da Mata Atlântica, com um "q" da francesa Provence. Sim, porque foi alí que o francês Olivier com sua mulher Valerie se instalaram e juntos administram essa simpática pousada cujo restaurante é um must off Paraty.
Olivier e Valerie

O casal sabe mesmo receber. Eu, metido que sou, pedi pra conhecer do fogão aos lofts e de quebra um pouco de suas receitas como o raviolis de taioba e o ceviche de robalo com kiwi e manga (coisa muito fina...)
Na volta ao Rio, trouxe na bagagem da memória a vontade de voltar (com algumas ampolas de vinho na mala...) e desplugar por uns dias nesse pedacinho de paraíso.

Gite D'Indaiatiba
rodovia Rio-Santos (Br 101) Km 558
Graúna, Paraty
tel (24)3371-7174

7 comentários:

  1. Magnific Alain!!!!
    besos do caboclo!

    ResponderExcluir
  2. humm...saudades de Parati! deve ter sido ótimo! beijos para ti e mme flottante. Ma João ;)

    ResponderExcluir
  3. caboclo querido,
    é sempre um prazer sua visita!!!

    Maria João,
    beijos no luso casal!!

    ResponderExcluir
  4. che bello mi piace moltissimo scoprire nuove tradizini e nuovi paesi.un bacione!

    ResponderExcluir
  5. gracias por compartir y gracias por tu visita.
    un xoxo

    ResponderExcluir
  6. Maggitta,
    muchas gracias pelo carinho.
    apareça sempre por aqui.
    abrazos desde Rio de Janeiro
    Alain G

    ResponderExcluir