bE mY gUesT

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fat Is Taste


A foto acima dos ossos de boi generosamente recheados com um belo tutano (aquela gordurinha deliciosa...) ilustra muito bem a minha nada light teoria de que gordura e sabor estão profundamente relacionados.
Lembrando uma famosa frase do Tim Maia, quando um reporter perguntou sobre a experiência num spa, cuidando da saúde por alguns dias... Ele respondeu: "em duas semanas, perdi quinze dias..."
Pois é, nada contra o fato de cuidar da saúde com uma alimentação saudável, etc... Eu mesmo fiquei oito anos sem comer carne.
Hoje, procuro o equilibrio... Fico as vezes varios dias sem comer carne. Mas tem dias que acordo com um desejo carnívoro desesperador... Corro pra um bom restaurante do ramo e na maioria das vezes, opto pela costela de boi.
Na minha opinião, a costela é uma das partes mais saborosas do boi. É heavy? Ok, mas a gente não vai comer essas gordas delícias todo dia... Tudo na vida é equilibrio (sabias palavras de mme Flottante...)

Li certa vez numa entrevista do grande chef Alex Atala em que ele dizia: "tudo que é bom na cozinha pega fogo: gordura, alcool e açúcar". Eu concordo... o chef sabe mesmo o que está falando.
A verdade é que a relação da gordura com o sabor é uma realidade.
Taí o fois gras pra confirmar essa teoria.

O Atum por exemplo... No inverno, ele sente frio na barriga e para se proteger, acumula alí uma gordurinha saudável (essa é da boa...) que faz com que resulte numa carne rosada (o branco da gordura com o vermelho da carne..) e aí, a natureza nos brinda com uma das mais maravilhosas iguarias da gastronomia: o torô.
Só de lembrar do torô, minha boca enche de agua... o torô derrete na boca.
So, fat is taste, sem dúvida.

4 comentários:

  1. Prezado chefe,
    permita-me concordar mais uma vez! Fat is taste! Embora eu preferisse ler atualmente fat is beautiful!
    Têm dias que eu acordo com vontade de comer carne, outros de comer peixe, ou omelete ou salada. Simples assim day by day! Que bom que vc voltou. Você faz falta! Paçoca

    ResponderExcluir
  2. Passoca querida,
    obrigado pelo carinho
    bjo
    Alain G

    ResponderExcluir
  3. Genial Alain,

    assino em baixo.
    Seu fã,

    alainzinho

    ResponderExcluir
  4. ôOOOO meu chef favorito!!
    meu carinho
    bjo

    ResponderExcluir