bE mY gUesT

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tudo Acaba Em Soufflé...(chez moi, bien sur)


Pizza? Gosto também. Inclusive daquelas simples, de padaria.
A da Pizzaria Guanabara é um must nos dias em que saio tarde da noite do meu estúdio... Nas "hard days night, working lika a dog... Vou direto pro balcão, em pé mesmo, com direito a um papo com a turma do plantão.
Em casa não. Não tenho o hábito de fazer pizzas... Ando até pensando em fazer uma massa com cerveja (très gourmet...) inspirada na massa do pastel do Alvaro's que imagino por alguma razão, conter o líquido produzido a partir da fermentação de cereais em sua receita.

Mas o que é isso?!? Não paro de falar de pizza, mas o assunto hoje por aqui é outro: o bom e velho soufflé.
Agora que peguei a "manha" do soufflé (depois de alguns micos...), ele passou a estar presente em quase 100% dos eventos que faço em minha casa.
Eu acho lindo.. Parece algo vivo.. É, o soufflé tem vida. A gente fica olhando pela "janela" do forno e torcendo pra que ele cresça.
O timing é muito importante também. No que voce "sacar" que ta pronto, corra e convoque todos à mesa.
Evite janelas abertas... Corrente de ar nem pensar.
O soufflé é uma fonte para criações. O verdadeiro artista gosta disso... São janelas que se abrem apontando vários caminhos... Voce pode pensar em fazer soufflé de quase tudo e provavelmente vai dar certo (aplicando técnica e bom senso, claro...)
Um dos primeiros que "inventei" foi o de cogumelos. Resolvi fazer um blend com varios tipos: champignon, shiitake, porto belo, todos que voce encontrar com a "cara boa" na feira. E o toque do "chef" que é um pouco de azeite de trufas na massa. Esse virou um "must" na minha mesa... Ando até evitando um pouco, de tanto que repeti.

A receita é sempre a mesma. O que muda o "CPF" do soufflé é tipo de legumes, folhas ou fruta que voce escolhe para fazer, mas a base é a de sempre. Um pouco de manteiga, farinha de trigo e leite pra dar uma engrossada no refogado... Os ovos, claro. Tenho usado umas oito gemas e pelo menos doze claras. Descobri que sendo um pouco mais generoso com as claras, o soufflé infla de tanta felicidade.
Se voce quiser a receita completa, é só dar uma olhadinha no meu post do mes de fevereiro. Tem lá um soufflé de alho poró que servi em ramequins (pequenos potes individuais...)

Continuando as minhas "investigações" com soufflé, venho pensando agora em me dedicar aos de sobremesa. Andei conversando com um chef e fiquei animado quando ele me disse que o açucar contrubui muito para o crescimento do soufflé. Os soufflés doces são menos propícios a erros...

E o orgulho que dá? Quando voce chega na mesa com aquela "instalação" se pronunciando para além da travessa... É sucesso garantido. Fiz questão de tirar a foto dessa vez pra colocar aqui no blog.
Bem vindo à minha mesa!

8 comentários:

  1. Belíssimo soufflé, lembrou-me os do Le Recamier. Permita-me sugerir uma opção de soufflé doce. As tangerinas estão entrando na estação. Também adoro fazer soufflé. Bjs da paçoca

    ResponderExcluir
  2. Paçoca,
    aprecio sempre seus comentarios...Este em especial veio acompanhado de duas belíssimas sugestões:
    primeiro o Le Recamier. Ja havia passado por esse restaurante algumas vezes e ainda não fui conferir. Aproveitei pra deixar anotado na lista da minha proxima ida à cidade luz.
    A outra, e essa foi uma deliciosa surpresa, sua ideia do soufflé de tangerina (fruta que adoro...)
    Genial! Super!
    merci beaucoup
    in touch
    Alain G

    ResponderExcluir
  3. Olá;
    Parabéns pelo seu blog!
    Que receita deliciosa de soufflé...uau vou fazer. Achei fantástica a sua criação.
    Vou te seguir!
    Vem cometer pecados da mesa e me seguir também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria P.
    obrigado pelo carinho.
    ja estou te seguindo...gostei muito do seu blog também.
    estamos em contato
    bisous
    Alain G

    ResponderExcluir
  5. bellissimo il sufflè... ma la pizza credo che sia molto buono!! bellissimo blog complimenti, passa anche da noi. ciaooo

    ResponderExcluir
  6. grazie mille
    abraços do Rio de Janeiro
    Alain G

    ResponderExcluir
  7. Como bom apreciador de pizzas digo que a melhor de sampa continua sendo a speranza da 13 de maio com seus garçons antigos , massa grossa , recheios clássicos e o famoso pão de linguiça de entrada . Fui numa pizzaria muito citada em guias ( massa fina e tv no teto ) e me decepcionei com o recheio acanhado


    diniz gonçalves junior

    ResponderExcluir
  8. Caro Diniz
    A Speranza ta na minha lista...Depois desse seu depoimento então, a proxima ida à terra da garoa conferirei.
    obrigado
    forte abraço
    Alain

    ResponderExcluir