bE mY gUesT

sábado, 10 de abril de 2010

Um Pedacinho da França No Leblon


Sabe aquele restaurante em que você chega e todos os garçons falam o seu nome e ainda perguntam pelos familiares, mulher, filhos, irmãos (também pelo nome!!...), enfim, onde você se sente em casa?
Esse é o Garcia e Rodrigues.
La é quase meu escritório. Aliás, meu e do Manoel Carlos, o simpático e talentoso autor de novelas.
Eu e Maneco (aqui invento uma falsa intimidade....) disputamos uma mesma mesa no Garcia. Lá no fundo do restaurante... É quase uma guerra silenciosa... Às vezes chego e ele já está lá, sentado na "minha" mesa. Outras vezes, me vingo... Chego por lá, avisto a mesa vazia e sento... Minutos depois. entra ele com um discreto sorriso e me diz boa noite... Como quem diz "chegou primeiro, né?".
Mas tudo isso são apenas detalhes. O que interessa é perguntar pro Zico, o maitre, qual a sugestão do dia, para o João Pedro, sommelier, qual vinho está campeão (no preço e na boca...) e se deleitar com o ambiente que é um oásis no Rio de Janeiro.
Fazer o que? Pra mim, não é só a comida que interessa... É quase a música dos Titãs: "a gente não quer só comida", a gente quer comida (boa comida, bien sur...), quer ser bem tratado e também beber um bom vinho num ambiente agradável. Queremos também o sorriso da querida Rosa, a gerente, e o cafezinho servido em pé no balcão central onde montam os sandubas.
Vou muito com meus filhos... Ja virou até piada: "Pai, Garcia de novo ou vamos variar?"
Gosto da sopa creme de ostras, discretamente colocada no cardápio como sabayone. Gosto também da beringela gratinada com queijo gruyere e do sanduba de queijo brie que eu "customizo" com o brie francês (um pouco mais caro, mas é muuuito melhor...)
Tiro o meu chapéu também pra pâtisserie do G e R, deep respect (hum, a torta Isabela!!)
Os queijos de diversos países, presuntos e peito de perú (cortados em finíssimas fatias...)... A coalhada seca (pra levar pra casa), tudo muito bom e de excelente qualidade.
E o pão? Pra mim, um dos melhores do Rio, competindo com o Talho Capixaba, também no Leblon, o Alessandro e Frederico, em Ipanema, e a Brasserie Rosário, no centro da cidade.
Às vezes, passo lá rapidamente só pra comprar o pão e aproveito pra tomar aquele espresso de primeira no balcão.
É, me sinto mesmo em casa... Talvez uma casa na França que nunca tive, mas ainda sonho em ter algum dia.

Garcia e Rodrigues
av Ataulfo de Paiva, 1251 Lebon, Rio de janeiro/RJ - Brasil
tel 2512-8188
site: http://www.garciaerodrigues.com.br/default_mac.asp

8 comentários:

  1. O Garcia é bom, todos sabem. Embora nâo possa frequentá-lo com essa assiduidade, mas isso é só um detalhe! O que eu queria dizer e não disse ainda é que o texto coloca mais sabor,no restaurante que já é bom! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!!!!! Como não posso estar aí para soborear esses pratos deliciosos, vou me contentando com a leitura dos textos...rs,rs, que são tudo de bom! Tia Ném.

    ResponderExcluir
  3. ...delicia mesmo é estar em Tokyo com um mega jet leg e ler as deliciosas palavras de Alain Gouste! watashi daisuki des watashi oshi des! beijos,
    Pierre

    ResponderExcluir
  4. Caboclo Pierre San
    espero q passe logo esse jet leg e que voce possa cair dentro de uma ampola de sauvignon blanc (provavelmente mineral..) como um Pouilly-Fume pra harmonizar com um belo sashimi de toro.
    talheres à parte, desejo sucesso aos Doces na terra do sol nascente.
    aguardo vc e Alexia pra derrubarmos um Casa Ferreirinha Reserva q ja esta devidamente guardado na adega.
    arigatô
    Alain G

    ResponderExcluir
  5. sinto aqui uma versão romantica de A mesa Voadora, do verissimo.. pois sim, é inegável o quanto a familiaridade do ambiente influencia no prazer de se servir ali. to conhecendo agora o blog, mas já tô com água na boca..

    ResponderExcluir
  6. ah não que delicia.... aqui em Blumenau falta um lugar assim, e mais ainda chamando pelo nome.
    um beijo doce e apareca nas abobrinhas!

    ResponderExcluir
  7. Gracias por tu visita a mi blog.

    me he dado una vuelta por aquí y con esta música de fondo me he relajado mucho viendo tus reportajes, bueno saludos desde Compostela y hasta pronto!

    Lamam

    ResponderExcluir