bE mY gUesT

quinta-feira, 8 de abril de 2010

EÑE, San Sebastian é Aqui...


Quando estive em San Sebastian no ano de 2008, voltei com um sonho na cabeça: um dia abrir um bar de tapas no Rio. A ideia de comidas deliciosas em pequenas porções me conquistou na hora.
É sabido que devemos comer menos à noite.... metabolismo mais lento (com a idade então...). Portanto, quando me deparei com aquelas pequenas delícias de altíssimo nível, em porções para serem degustadas em comunhão com amigos numa mesa, problema resolvido.
E essas pequenas delícias são chamadas de "tapas"na Espanha.
San Sebastian é a cidade dos "tapas".
Fiquei três dias intensos de bar em bar e voltei pro Brasil com aquele sonho na cabeça.
Parece incrível... Dois meses, depois li no jornal que estavam abrindo um bar de "tapas" no Leblon, e logo depois outro em Botafogo. Puxa... Roubaram minha idéia, pensei. Fui conferir, então, um deles... Gostei do ambiente, tudo muito bacana, bombando... Mas a comida...hm.. Um pouco aquém de merecer o título à altura de San Sebastian. Voltei outro dia (acho importante dar mais uma chance...) e confirmei minha tese.
Algum tempo depois, leio no jornal uma matéria sobre outro estabelecimento (um restaurante, agora...) com o pé fincado nos tapas da Espanha. Fui me aprofundando e vi que agora a coisa era bem séria. Dois irmãos, chefs (espanhóis!!!), Javier e Sergio Torres, com uma trajetória impressionante em restaurantes como o Alain Ducasse, em Monte Carlo, Plaza Athenée em Paris e vários outros de grande importância pelo mundo.
Demorei bastante pra conferir... Não queria me decepcionar em hipótese alguma... O Rio precisa de bons restaurantes.
Hoje, dia seguinte àquele dilúvio no Rio, saí do estúdio com aquela expectativa do trânsito... Vindo da Barra com o sentido Laranjeiras, me deparei com a Av. Niemeyer fechada... Olhei pra minha esquerda e lá estava o Hotel Intercontinental com todo seu esplendor abrigando o EÑE.
A cozinha do restaurante, dentro de um "aquário" de vidro, é um charme. Que coisa bacana sentar numa mesa e acompanhar o chef e seu time (garotada jovem...) em pleno trabalho da nobre arte de cozinhar.
Fui muito bem atendido pele simpático Sr. Durvalino, o garçon. Em seguida, a sommelier Cecila Aldaz, de Mendoza, me apresentou um vinho (bem elegante...) de Rioja, o Becquer... Este vinho que acaba de entrar pro meu caderno.
Os "tapas"... provamos vários. Todos fantásticos...dignos de San Sebastian.
Vida longa para o EÑE!!
                                               batatas com maionese picante

Eñe
av Prefeito Mendes de Moraes, 222 São Conrado, Rio de janeiro/RJ
tel (21)3322-6561

6 comentários:

  1. Hum!!!!!Que maravilha! Embora, meu blog seja de trabalhinhos diferentes dos seus,rsrsr. Amei o seu!! Que noome mais lindo...dá vontade de entrar no restaurante na hora...pena morar um puquinho longe...mas, quem sabe um dia...neh. Viajei tbém com vc no seu texto, muito bom! Vou ser sua seguidora, chega lá no meu bloguinho, vou gostar! Bjs; Tia Ném.
    http://nempacelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alain, continuas a dar muitas novidades interessantes! estou curiosa sobre este restaurante, tenho ouvido falar bem. O engraçado é que comemos umas batatas muito parecidas com essas num restaurante aqui perto de Sintra, que tem a consultoria do Sergi Arola, será mais que coincidência? Até breve

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pelo carinho..Ah, como é delicioso esse feedback de voces.
    Tia Ném: apareça sempre!

    Cherrie maria João: interessante essa coincidência das batatas..
    Sei que voce e Pedro Cabral estão chegando por aqui, em terra brasilis, portanto, o que acham de reservarmos uma mesa pra quatro no Eñe?
    A mesa do chef é o maximo...fica praticamente dentro da cozinha..voce fica vendo o trabalho do chef e sua troupe enquanto se delicias com os tapas...
    bjos pra voce e monsieur Cabral!
    AG

    ResponderExcluir
  4. Também já sou seguidora ;)

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Caro Alain,

    Pois é, esse está na minha lista faz tempo e, depois de ler o seu post, já não tenho mais desculpas para não ir lá ainda esta semana.

    Aproveito para dar duas dicas que podem ser do seu agrado, dois vinhaços Espanhóis: Embruix (Priorat) e Pagos de Montcayo (Campo de Borja). Gostei muito do blog, voltarei mais vezes.

    Aquele abraço y hasta pronto.

    ResponderExcluir
  6. Hey mr Blue
    muito obrigado pelo carinho.
    apareça sempre por aqui...vejo temos duas coisas em interesse comum: boa música e boa mesa..forte abraço
    Alain G

    PS: fiquei curioso com suas eno-dicas...vou procurar.

    ResponderExcluir