bE mY gUesT

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aspargos Com Farofa de Pistache


Foi num almoço de sábado...
Estava eu admirando minha panela, orgulhoso pela execução de um belo strogonoff, quando um dos meus convidados me confidenciou sua incompatibilidade com as carnes vermelhas... Acontece.
Nessas horas a gente dá um valor danado quando encontra alguma matéria prima interessante na geladeira. 
Havia comprado alguns aspargos pra um soufflé dias atrás... Como sou um pouco exagerado, comprei mais do que deveria e ao constatar que não caberia tudo na receita, reservei um maço na geladeira.
Ja tinha até esquecido desse fato... Mas, numa rapida (e quase tensa...) investigação na minha boa e velha Amana (essa é a marca da geladeira...), eis que o verde do nobre vegetal ilumina minha cozinha com seus talos e pontas, me apontando a saída para aquela urgente situação tais quais comestíveis pontas de exclamação.

Ok...  Saltea-los no azeite, bien sur. Mas falta alguma coisa... Olho ao redor, e avisto uma caixinha com um pouquinho de pistaches que servi de aperitivo no jantar de segunda feira que fiz para meus amigos... Esse jantar da matéria abaixo.
Não tive dúvida... Esmaguei os pistaches e coloquei numa frigideira que ja estava com um pouco de manteiga derretendo... Acrescentei um pouco de farinha de rosca, sal, e fui mexendo até torrar um pouco sempre com o cuidade de não queimar.
Que coisa linda... Uma farofa de pistache.

Coloquei os aspargos salteados numa branca travessa de louça e pulverizei (não me lembro de ter escrito essa palavra antes...) minha farofa por sobre eles.

Comida é como jazz. A gente tem que estar pronto pra inventar em cima de uma harmonia... Respeitando sempre a melodia, é claro... 

6 comentários:

  1. Água na boca, apesar do adiantado da hora.

    ResponderExcluir
  2. Non so scrivere in portoghese ,spero che capisca l'italiano.Bella ricetta amo gli asparagi,con pistacchi di bronte sarebbe una delizia.Complimenti.

    ResponderExcluir
  3. Nitte,
    grazie mille!
    bacio de Brasil
    Alain G

    ResponderExcluir
  4. meu caro Alain,

    Comida feita com esse carinho e esse prazer, seja ela de estrutura Jobiniana complexa ou feita em "3 acordes", só pode resultar em belas obras, que nos alimentam de corpo e alma.

    Além do que, aspargo verde é mesmo uma delícia. Tá anotada a dica.

    Abraços.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Olha, só para complementar, fiz a receita recentemente para a minha mulher que está grávida (e olha que as grávidas são exigentes) e adoramos. Agora vamos ver se eu me atrevo com o souflée...

    Abraços,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo,
    esa informação é importante mesmo.
    Agradar uma grávida é coisa séria. Fico feliz.
    vai lá no soufflé com fé... Vai dar certo.
    obrigado pelo feedback.
    forte abraço e felicidades pra voces nessa fase tão mágica da vida.
    Alain Gouste

    ResponderExcluir