Parece que a fama do meu bobó de camarão andou se espalhando de boca em boca e na semana passada, depois de um tititi no wall do jo.ão gil.berto (facebook...), chegou em Sampa.
Foi certamente Roberto de Carvalho, um apreciador da haute cuisine, o mentor desse delicioso evento.
A Losinha e o Henrique Pires também se empenharam muito bem na orquestração... Losinha, irmã de Alain Gouste e conhecedora dos seus temperos, aproveitou o papo gastrô no wall do jo.ão e disse que Alain Gouste Bresson é o cara quando se trata de um bobó... Fiquei muito honrado.
O papo foi seguindo na "sala" do jo.ão e amadureceu.
Aproveitaríamos a data do show da Rita no Rio, para sentarmos à mesa (chez Alain...) no dia anterior... Quanta responsabilidade para um pobre chef amador.
Talheres à parte, fiquei com a imagem do velho Electra, aquele charmoso avião de hélices que atravessava a ponte aérea Rio-SP nos anos setenta, trazendo a Rita e o Roberto pra degustar o tal bobó chez moi.. O bo bop de camarote, como diria Joyce Costa.
Convidei também o Dadi e a Leilinha.
Dadi tocou um tempo na banda da Rita e ficou animado com o evento.. Disse que seria genial encontrar o Roberto e a Rita mas me alertou da possibilidade da Rita não aparecer pois ela não é muito de sair pra esses eventos: "A Rita é muito caseira e de uma maneira geral, dispensa todos os convites". Pra completar, Roberto havia me falado que uma gripe andou cercando-a por esses dias.
Qual foi meu espanto e felicidade ao abrir a porta e dar de cara com a Rita cantando nossa velha parceria "Moleque Sacana", música que chegou a ser proibida de tocar nas rádios naquela época por usar a palavra "sacana"... Outros tempos.
Que delícia de noite. Tudo correu comme il faut.
Rita Lee tem uma luz ímpar... Simples, do bem, espirituosa, inteligente, querida, gentil... Puxa, quantos adjetivos eu poderia relacionar à ela?!? Todos da mais pura verdade.
Que bonito também o amor e carinho recíproco entre ela e Roberto.
"Rita, não vai fumar na varanda... Tá muito frio, olha a garganta! Tem show amanhã...". Bacana voce ver o Roberto sempre "plugado", cuidando dela.
Retomando os talheres:
entradas:
_soufflé de aspargos
_polenta branca com funghi secchi
principais:
_bobó de camarão
_carne assada (por oito horas em fogo lento...) no cabernet sauvignon.
sobremesa
_peras belle hélène
Mme Flottante ficou um pouco preocupada quando soube que o soufflé estava no menu: "soufflé?!? Tem certeza? Olha lá, voce vai ficar nervoso, vai que ele não cresce..." Cresceu, para nossa felicidade.
Fiz em ramequins individuais e fui generoso com as claras.
o vinho Era dos Ventos |
Esse vinho (diferente de tudo que já bebi) tem uma história bacana.
A uva peverella, original do Veneto, se estinguiu por lá. Foi encontrada numa região do interior do Rio Grande do Sul e vem sendo produzido em pequenas e preciosas safras. Apenas 350 garrafas no ano passado. Bem mineral, com uma cor rosada e um bouquet de jambo no nariz foi o par perfeito para o bobó.
Taças à parte, falamos de filhos, melotrons, cachorros, artes plásticas, anos 70, música, ovelha negra e praticamente "bypassamos" política... desânimo geral com os candidatos.
Dadi lembrou do show da Rita em 1980 no interior de São Paulo, quando saímos da capital numa Kombi (!?!) alugada e pilotada pelo próprio baixista da Cor do Som. Partimos de vento em popa (analógicamente...) com tudo para prestigiar nossa ídola e com a missão de entregar a fita cassete com minha melodia gravada em voz e violão. Felicidade imensa quando recebi a letra de "Moleque Sacana". Nossa canção ficou vetada na censura -tempos complicados aqueles - mas gravamos assim mesmo e tivemos que aguardar alguns meses a liberação para as rádios executarem.
Que orgulho ter a Rita entre meus parceiros.
Como diria meu mestre Vittor Santos, permaneçamos!!!
Esse Alain Gouste sempre nos surpreendendo!!! Que delicia de materia. Ulahlah... Bjs
ResponderExcluirUm jantar memorável!E eu,no meio dessas feras todas...uma dádiva!Um carinho só...coisas de João Gilberto e Mu Carvalho.Minha gratidão.
ResponderExcluirPena que ainda não era o programa de TV que imaginamos e desejamos! Teria sido um belíssima estréia!
ResponderExcluirPena que da terrinha na hora do " eveinto " , vontade nao fairly caboclo ! Logo mais pizza na casa de Ari , bora ?
ResponderExcluirestive por alguns momentos em alma com vocês, alain, e como disse num comentário, le parfum du bobó chegava até aqui. delícia! beijos e carinho. ledusha
ResponderExcluirprazer para a alma, poder fazer parte desse encontro!!! Viva a internet!!!
ResponderExcluirprazer "sentir" on line, os sabores e odores e cores da comida feita com carinho e amor!! Viva Alain Gouste!!!
prazer de ser brasileira, quando falo desses musicos, de primeira linha, unidos e trabalhando muito sempre!! Viva Rita Lee!!!
:^*
Viva Alain.Viva tudo. Deve ter sido delicioso.
ResponderExcluirBobó de camarão hum!!!! que delicia,com a
companhia de pesoas do primeiro time, deve ter sido uma noite maravilhosa. Que inveja (no bom sentido). Parabéns
São esses momentos que fazem a diferença na vida da gente!
ResponderExcluirAlain querido gostei da idéia do programa de TV .....think about ir!!!
ResponderExcluiressa idéia do programa é muito bacana.
ResponderExcluirexistem mesmo muitos programas de culinária, bien sur.. Mas o diferencial seria a interação entre o chef e o convidado na questão da música... fogão+mesa e papo+live music... quem sabe um dia rola?
Poxa Alain,muito legal tudo q li agora aki,é história da musica,história da vida,momentos!Obrigado por contar tudo!Grande abraço,Daio Baroni
ResponderExcluirOnde está a foto de João Gilberto?prq ñ fizeram foto com ele?
ResponderExcluirquero conhecer este lugar lindo!!!
ResponderExcluirCaro Anônimo,
ResponderExcluirnão fizemos foto com o João Gilberto porque infelizmente ele não estava presente... Todos gostaríamos muito da sua presença, e fizemos algumas tentativas para traze-lo... ficará para uma outra oportunidade.
abs
Alain Gouste