bE mY gUesT

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alain Gouste, 1 Aninho... bolo de chocolate com laranja

Quem diria. Alain Gouste' Rio Food Page completando um ano de existência.
Puxa, parece que foi ontem... Uma historinha aqui, uma receitinha alí, alguns amigos chegando e seguindo, pessoas de varias cidades do mundo. Bacana isso.
A gastronomia tem mesmo essa característica de unir as pessoas na mesma fé, a comunhão.
Quando a gente junta amigos ao redor de uma mesa, com boa comida e bons vinhos, parece que a vida para por um tempo... Mas não vou ficar aqui filosofando. Feliz estou, e divido aqui com voces uma receita que, modéstia a parte, é sucesso garantido em qualquer mesa.
Sou um homem plugado em algumas tradições, sabe?
Por exemplo: aniversário tem que ter bolo. Se for de chocolate melhor ainda.
Então, happy birthday pro Alain Gouste e provem uma fatia do bolo.

A versão 1.0 da receita veio parar na minha mão a muitos anos atrás. Dadi, meu irmão baixista, aprendeu com a Marisa Monte e passou a partitura pra mim. Como sou inquieto, venho mudando um pouco o arranjo ao longo do tempo e hoje, na versão 3.5, acrescentei um pouco de suco de laranja, exagerei na quantidade do chocolate em pó e, não negando minhas origens de célebre chocólatra anônimo, adicionei um pouco de raspas de chocolate amargo.
ingredientes:
_4 ovos
_2 xic de açúcar
_1 tablete de manteiga
_um pacote pequeno de chocolate em pó
_1 xic de leite
_3 xic de farinha
_3 colheres de café de fermento
_1/3 de xic de suco de laranja
_raspas de chocolate amargo e de casca de laranja (a gosto...)

preparo:
Numa vasilha grande, coloque a manteiga, o açúcar (peneirado), e as gemas. Misture bem até ficar homogêneo.
Coloque o leite e continue misturando. Em seguida, entre com a farinha (peneirada), o chocolate em pó, o fermento e o suco de laranja. Bata as claras em neve e coloque na massa misturando gentilmente.
Acrescente as raspas de chocolate amargo e o zest de laranja (a casca ralada)
Despeje a massa numa forma (devidamente untada com manteiga e farinha...) e coloque no forno bem quente para assar por uns quarenta minutos. O ideal é que o seu forno tenha aquele visor para que voce possa acompanhar visualmente a evolução.
Uma dica da minha avó Alice que eu sigo a risco: antes de colocar no forno, bata tres vezes no fundo da forma... Porque? Não sei, mas tem dado certo.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rio 40 graus... Haja Apetite

O verão tem suas vantagens... Pena que eu não me lembre de nenhuma.
Quando chega essa época do ano, a minha saudade de Paris aumenta proporcionalmente ao termômetro.
Mas não posso reclamar... O balneário do Rio de Janeiro tem sempre um lado bom.
As praias lotadas (!), também me desanimam um pouco, assim como a falta de segurança na cidade.
Penso que se eu morasse em frente ao mar, talvez frequentasse um pouco as areias escaldantes, mas entrar num carro e ficar lutando por uma vaga a tapas... Como diria Simeon, meu professor de francês, "ah non..."
Mas temos as casas de sucos. Isso sim.
Sou fã das casas de sucos e nelas, bato o ponto praticamente todo dia.
A vontade que eu tenho é de passar o dia a base de sucos mas não posso, portanto fico pra lá e pra cá tentando garimpar comidinhas leves, saudáveis mas que me abram o apetite.
Foi nesses garimpos que eu me deparei com três itens do cardápio do CT Brasserie que me conquistaram de vez.
Sempre falo do Claude Troisgros por aqui, você sabe que sou fã desse talentoso carrioca, mas depois de duas idas (nada animadoras...) ao Boucherie CT, sua nova casa no Leblon, me eclipsei discretamente de seus restaurantes por um tempo.
Explico melhor: achei bacana a estética do Boucherie... Garçons vestidos de açougueiros, tudo muito bonitinho mas infelizmente o que deveria ser melhor na casa me desapontou.
Lá, a carne é fraca, literalmente... Pas grave, coisa de fornecedor e acredito que a ficha vai cair e logo e ele resolve o detalhe.

Mas não sou radical e muito menos perdi a admiração pelo chef.
Então, outro dia nos meus garimpos-de-comidas-de-verão, eis que monsieur Troisgros me pegou pela bouche immédiatement.

Na foto lá em cima, o primeiro item (das entradas) que de cara logo me conquistou : tartar de salmão com pepino crocante e caviar de tapioca.
Taí... O tipo de comida que eu comeria diariamente nesse "Congo Afro-Carioca".
Logo abaixo, a brandade de bacalhau que vem sobre duas torradinhas... Délicieux!!
E, finalmente o maravilhoso ceviche à la française. Coisa mais do que correta para o verão, com a visível assinatura do chef: cebola roxa, um guacamole sob os peixes e exótica apresentação na taça de coquetel de camarão com direito a gelinho picado, uma boa sacada térmica pra desbaratinar o calor, dando uma maravilhosa sensação visual... Vide foto abaixo.
Mon cher Claude.. Je suis ton fan!


CT Brasserie
Estrada da Gávea, 889- 3 piso Shopping Fasshion Mall
tel: 55(21)3322-1440

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Zuka, a Vida é Bela

A vida é bela... Conheci a chef do Zuka, Ludmila Soeiro, na Cobal do Leblon.
Eu estava por lá comprando algumas iguarias na Delly Gil para um almoço de sabado, quando subitamente  adentra no recinto uma simpática e falante figura cheia de atitudes. Bem determinada, percebi que ela sabia muito bem o que queria e não estava ali para papo furado.
Segui discretamente procurando algum azeite ou coisa do gênero, mas no meu íntimo já sabia que Gil, o vendedor mais social da Cobal, não deixaria passar em branco essa oportunidade de fazer as honras... Logo já estaríamos, os três, trocando receitas e afins e filosofando sobre a arte de Antonin Carême, a música e a vida.
Pensei cá com os meus botões: puxa, tem um bom tempo que eu não vou ao Zuka...
Compras na Cobal a parte, a vida é bela.
Não é que alguns dias depois, numa degustação dos vinhos Villa Francioni, encontrei minha amiga Marina, proprietária do Zuka, com um belo sorriso acompanhado de um convite para degustar as maravilhas da chef Ludmila. A vida é bela, sim.
Me preparei. Fiz uma mini dieta durante o dia e partimos com tudo, eu e Camille Flottante.
Como diria a minha avó, fomos tratados a pão de ló.
Com as taças rapidamente preenchidas de um bom espumante já na chegada, eu e Camille beliscávamos os palitinhos de polvilho croc croc quando chega um caldinho de vitelo com jerez.. Essa chef é danada mesmo... Para nosso deleite, a própria em carne e osso, se senta à nossa mesa para saber o que gostaríamos de comer.. Ah, como eu gosto de um mimo.
Ela chegou falando do atum.. "O peixe está ótimo e eu faço semi-cru com uma crosta de ciboulette e um talharim de palmito pupunha".
O peixe estava realmente de primeira e o talharim, com um molho de raiz forte e leite, fazia todo o sentido no prato. Um pé no Japão com um toque contemporâneo... A Ludmila sabe das coisas.
Chardonay nas taças, aceitamos de bom grado a outra dica da chef: Polvo com vinagrete de parma e batatas sauté com salsa fresca. Um espetáculo.
Partimos para um tinto (apesar do calor no Rio de Janeiro...) porque o terceiro prato, também sugerido pela criadora demandava algum tanino expressivo na boca.
Uma bela carne com batatas rústicas e a grande sacada: Chantily com o sal no lugar do açúcar, pimenta rosa e um toque de trufas brancas... Ah, a vida é bela.
Me esbaldei.. Camille Flottante, que não é de comer muito a noite, parecia esquecer da hora.
Já nos preparávamos para o cafezinho quando um lindo (e enorme..) prato de vidro transparente, com varias sobremesas (brownie, sorvetes, morangos e otras cositas...), é elegantemente colocado sobre nossa mesa.
Nele escrito, numa linda caligrafia com "caneta de chocolate", a seguinte frase:
"A VIDA É BELA, DESFRUTE"
Foi o que fizemos, bien sur.
Merci beaucoup Marina e Ludmila! What a great night...

Zuka
rua Dias Ferreira 233 b, Leblon-Rio de janeiro
tel: 55(21)3205-7154